A companhia British Airways anunciou que irá fechar os escritórios do Rio de Janeiro e São Paulo e manterá sua atuação comercial junto com a Iberia.
Com isso, toda equipe comercial da British Airways no Brasil (dois profissionais no Rio e quatro em SP) será desligada da empresa até o final deste mês. Já as equipes de marketing e financeiro da British Airways serão recontratadas pela Iberia.
Com o fechamento futuro dos escritórios da British, a Iberia assume a parte comercial e de vendas no Brasil e Argentina – trabalho este que já acontece na Espanha e Portugal, por exemplo, onde a Iberia passou a vender as duas empresas. Nos Estados Unidos, os demitidos foram da Iberia.
A mudança anunciada não altera em nada o trabalho da British Airways nos aeroportos de Guarulhos e Galeão. Todo pessoal de aeroporto será mantido na empresa, bem como os voos, que não irão sofrer alteração por conta da alteração comercial.
Fusão
Em 2010 iniciou-se a fusão entre as duas empresas, via criação do grupo IAG – International Airlines Group, que ainda inclui a Vueling.
Atualmente a British Airways mantém um voo diário ligando Rio de Janeiro a Londres. Já de São Paulo são dez voos por semana.