ICCA conquista a certificação “Zero Desperdício de Alimentos em Aterros” do The PLEDGE on Food Waste

Anúncio ABIMAD39

O 63º Congresso da ICCA, realizado em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, de 20 a 23 de outubro de 2024, tornou-se o primeiro evento global a obter a certificação Zero Desperdício de Alimentos em Aterros (ZDA), concedida pelo The PLEDGE on Food Waste.

Esta conquista inédita para a associação serve como um modelo para futuros eventos globais de grande escala.

Dando continuidade ao legado do Protocolo de Bangkok sobre Gastronomia Sustentável, estabelecido no Congresso da ICCA 2023 em Bangkok, a ICCA assumiu a liderança em 2024 ao se comprometer a alcançar a certificação ZDA no Centro ADNEC, o principal local de conferências de Abu Dhabi.

“A sustentabilidade tornou-se um pilar fundamental da missão da ICCA, e alcançar essa certificação é um momento de grande orgulho para nossa comunidade”, disse Senthil Gopinath, CEO da ICCA.

Anúncio

“Este marco reflete nosso compromisso com a inovação e com o aumento dos padrões da indústria global de eventos”, completou.

Com o apoio da LightBlue Consulting como consultora técnica e em parceria com o ADNEC e a equipe da Capital Catering, os resultados obtidos falam por si:

– Mais de 200 funcionários da cozinha, serviço e equipe de limpeza foram treinados em boas práticas.

– 1.115 kg de alimentos foram desviados de aterros sanitários.

– 371 kg de alimentos foram salvos durante o evento.

– 928 refeições foram redistribuídas pela organização Ne’ma, representando 928 kg de CO₂ equivalente evitado.

Além disso, uma média de 163 gramas de desperdício de alimentos por delegado por refeição foi registrada através da tecnologia FIT Food Waste Tech, da LightBlue.

Todos os esforços relacionados ao treinamento da equipe, resgate e redistribuição de alimentos, segregação de resíduos e sua transformação eficaz foram documentados, medidos e auditados.

Isso permitiu que o Congresso da ICCA alcançasse uma impressionante taxa de conformidade de 87,5% no Centro ADNEC.

No entanto, devido a desafios operacionais, alguns pontos foram descontados nos critérios de separação, transformação e monitoramento dos resíduos. Vale ressaltar que a certificação se aplicou exclusivamente às operações alimentares realizadas no Centro ADNEC.

“A certificação do 63º Congresso da ICCA como o primeiro evento Zero Desperdício de Alimentos em Aterros é um avanço monumental para a indústria MICE”, celebrou Ben Lephilibert, Co-fundador do The PLEDGE on Food Waste.

“Ao transformar ambição em impacto mensurável, a ICCA demonstrou que até mesmo eventos de grande porte podem liderar o caminho para a sustentabilidade”, acrescentou.

No futuro, a ICCA pretende apoiar o estabelecimento de um sistema de benchmarking para o setor e está trabalhando no desenvolvimento de uma ferramenta prática para prevenção do desperdício de alimentos, em parceria com a LightBlue.

“Em nome do TCEB e de Bangkok, cidade-sede do Congresso da ICCA 2023, parabenizo Abu Dhabi e a ICCA por esse sucesso notável”, disse Chiruit Isarangkun Na Ayuthaya, Presidente do Thailand Convention and Exhibition Bureau (TCEB).

“Este é um marco do nosso compromisso em criar um novo capítulo de sustentabilidade para a nossa indústria. Acreditamos que essa conquista incentivará os stakeholders da indústria global de eventos a adotarem coletivamente essa prática, tornando-a um padrão para contribuir com um mundo melhor”, finalizou.