O novo pavilhão que será erguido no coração do Centro de Exposições de Vicenza já tem sua pedra fundamental colocada exatamente dez meses após o início das obras de requalificação.
O Italian Exhibition Group celebrou, na manhã de hoje (12), o início da fase de construção do edifício de 22.000 m², com dois andares, projetado pelo Studio GMP, de Hamburgo, representado pelo professor e arquiteto Volkwin Marg.
A cerimônia contou com a presença da alta administração do Grupo, instituições e representantes de associações nacionais de ouro e joias.
“Mais de cinquenta anos atrás, visionários assentaram a pedra fundamentalcom a esperança de melhorar suas vidas, negócios e o território”, disse Maurizio Ermeti, presidente do IEG.
“Hoje, com este gesto simbólico, renovamos essa intenção ao construir uma estrutura maior, mais tecnológica e poderosa para manter o status da Vicenzaoro como líder europeu e internacional no setor de joias”, completou.
Ermeti relembrou também que essa nova infraestrutura permitirá ao IEG ampliar seu calendário de eventos e o do centro de congressos, tornando-nos ainda mais atrativos.
Após a bênção realizada por Don Giampaolo Marta, vigário-geral da Diocese de Vicenza, Volkwin Marg entregou o projeto de expansão ao presidente do IE dentro de um recipiente.
Ermeti, por sua vez, depositou o recipiente em um bloco de concreto. Junto ao prefeito Giacomo Possamai, ao presidente da província, Andrea Nardin, e ao presidente da Câmara de Comércio de Vicenza, Giorgio Xoccato, Ermeti e Marg deram uma simbólica batida de colher de pedreiro na pedra fundamental.
Representando o IEG, também participaram o CEO Corrado Peraboni, o diretor de operações e responsável pelo local de Vicenza, Mario Vescovo, o diretor corporativo Carlo Costa e o diretor de negócios Marco Carniello.
“Estamos gratos por poder projetar para o Italian Exhibition Group. Temos uma fantástica parceria criativa que dura 25 anos, desde o nascimento da Fiera di Rimini”, disse Prof. Volkwin Marg.
“É um bom sinal para Vicenza que uma nova estação esteja sendo construída e que o ambiente ao redor do Centro de Exposições possa ser renovado. Nesse contexto, podemos imaginar um futuro para os negócios de feiras que se tornará cada vez mais atraente”, completou.
A “Fase 2” da ampliação e renovação do Centro de Exposições de Vicenza, liderada por Mario Vescovo, Diretor de Operações e responsável pela Venue de Vicenza no IEG, avança em plena conformidade com o cronograma estabelecido.
Após as etapas de demolição dos antigos edifícios e de recuperação do terreno, o canteiro de obras foi entregue à empresa de obras civis, que está realizando o trabalho de fundação.
A construção acima do solo já será visível a tempo para a Vicenzaoro de janeiro de 2025, e em setembro de 2025 a estrutura inacabada estará visível em sua totalidade, com a conclusão prevista para o verão.
As obras continuarão com a instalação de sistemas e acabamentos a serem concluídos na primavera europeia de 2026.
“Tornar o Centro de Exposições de Vicenza mais competitivo em termos de infraestrutura significa manter a liderança da Vicenzaoro na Europa e sua especificidade no contexto internacional”, disse Corrado Peraboni, CEO do IEG.
“Mas também significa fortalecer a estratégia de internacionalização que o IEG tem implementado para suas feiras de joias, com os hubs em Dubai e Singapura: criando plataformas para mercados que geram impactos positivos nos operadores estrangeiros que visitam a Itália”, finalizou.