IEG é a primeira empresa de feiras da Itália a ser certificada em igualdade de gênero

Anúncio

O Italian Exhibition Group SpA (IEG) é a primeira empresa de exposições italiana a obter a Certificação de Igualdade de Gênero UNI/PdR 125:2022.

O documento garante plena conformidade da IEG com as políticas empresariais voltadas para a equidade de trabalho e inclusão de todas as colaboradoras e colaboradores ativos na empresa.

A certificação abrange os centros de exposições e congressos em Rimini e Vicenza, além dos escritórios operacionais em Milão e Arezzo.

A IEG obteve uma pontuação muito alta, 89,75 em uma faixa entre 60 e 100, considerada pelos certificadores como uma das mais altas.

Anúncio

Esta certificação é o resultado de um processo de avaliação baseado em parâmetros que, começando pela cultura e estratégia da empresa, aprofundam-se em áreas específicas.

A pontuação obtida pela IEG no processo de certificação testemunha a presença consolidada de políticas de gestão de capital humano voltadas para o apoio ao emprego feminino, criando ao longo dos anos um ambiente empresarial que garante oportunidades de crescimento, mantendo sempre a atenção ao equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

O fortalecimento da liderança no tema de Diversidade e Inclusão é um dos objetivos de sustentabilidade definidos no Plano Estratégico 2023-2028 recentemente aprovado pela empresa.

O processo de certificação, concluído com a auditoria da Bureau Veritas Italia, foi coordenado pela equipe de Recursos Humanos da IEG, liderada pela diretora Silvia Fabbri, juntamente com a especialista em RH Katia Calesini, contando com a colaboração do coordenador HSE da IEG, Mattia Gasparini.

O presidente da IEG SpA, Maurizio Ermeti, expressa orgulho pelo reconhecimento, destacando que não é apenas um prêmio por um percurso realizado, mas a afirmação de uma identidade corporativa que sempre se destacou pelo reconhecimento dos talentos, onde quer que estejam.

Diego D’Amato, presidente da Bureau Veritas Italia, destacou o papel importante da UNI/PdR 125:2022 como uma ferramenta formidável para promover a mudança em relação à igualdade de gênero, disseminando uma cultura inclusiva e mensurando o comprometimento das empresas com a melhoria.

DISCURSO POSTO EM PRÁTICA

A IEG apresentou à Bureau Veritas Italia uma composição empresarial com 70% de presença feminina, refletindo a história da empresa e seu desenvolvimento baseado em uma relação virtuosa entre inclusão e desempenho.

Mulheres com cargos gerenciais ou de responsabilidade de área representam 50%, enquanto aquelas com delegações de orçamento constituem 51% do total.

De acordo com a IEG, empresas que estabelecem um clima de igualdade e inclusão registram lucros acima da média (+25-35%), maior taxa de inovação (+20%) e melhor capacidade de gerenciar processos decisórios (+30%), resultando em uma maior capacidade de identificar e reduzir riscos empresariais.

Além disso, empresas que adotam políticas baseadas nesses valores e as comunicam externamente também colhem benefícios em termos de imagem e reputação.

A Igualdade de Gênero é um dos 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável estabelecidos pela ONU (Objetivo 5),

Desde novembro de 2021, na Itália, a lei nº 162 atualiza o Código de Igualdade de Oportunidades, estendendo a obrigação de relatório sobre a situação de emprego masculino e feminino para todas as empresas, públicas e privadas, com mais de 50 funcionários.

A prática inclui a adoção de KPIs específicos relacionados às políticas de igualdade de gênero nas organizações, permitindo a medição, relato e avaliação de dados relacionados ao gênero, com o objetivo de superar as lacunas existentes e incorporar o novo paradigma de igualdade de gênero no DNA das organizações, promovendo uma mudança sustentável e duradoura ao longo do tempo.