O setor de feiras de negócios está cada vez mais sustentável para o Italian Exhibition Group (IEG) que, entre as primeiras empresas do segmento na Europa, obteve a certificação ISO 20121 à sua longa série de recordes na segurança ambiental, proteção da saúde e áreas de sustentabilidade.
O IEG obteve a certificação tanto para seus centros de exposições Rimini e Vicenza como para a organização da Ecomondo. No início de 2023 o procedimento também contemplará a outro centro de eventos da companhia, o Palacongressi de Rimini, em um processo que a levará a ser um dos primeiros e mais importantes players a certificar todas as suas instalações.
A ISO 20121 certifica a atividade planejada e realizada em relação aos aspectos econômicos, sociais e ambientais: observá-la significa assumir uma abordagem equilibrada de longo prazo na condução da atividade empresarial, responsabilidade ambiental e geração de progresso social, para atender às necessidades do nos dias atuais e favorecer o desenvolvimento empresarial, qualificando-o.
Para o complexo processo de certificação, o IEG decidiu aproveitar a consultoria e a experiência do Grupo Hera, uma das principais empresas multifuncionais da Itália que gerencia serviços ambientais, hídricos e energéticos para aproximadamente 5 milhões de italiano.
Durante o processo de certificação, iniciado em março de 2022 e particularmente complexo para uma empresa estruturada como o IEG, o Grupo Hera prestou o seu apoio para a conclusão do processo necessário à obtenção da ISO 20121 sob o perfil de sustentabilidade ambiental, econômica e social.
CERTIFICAÇÃO ISO 20121 EM RESUMO E MELHORES PRÁTICAS
Em suma, a certificação ISO 20121 compromete diretamente o IEG, por meio de seus colaboradores e fornecedores, a:
– Estimular a plena satisfação da atividade desenvolvida, condição necessária para a criação de valor e desenvolvimento sustentável;
– Garantia de acessibilidade total em relação aos direitos das pessoas com deficiência;
– Utilizar equipamentos, métodos operacionais e aspectos de organização que protejam o meio ambiente com a redução de emissões;
– Otimizar os sistemas de mobilidade e reduzir a produção de resíduos;
– Aumentar a coleta seletiva de resíduos na fonte e reduzir o consumo de energia e água;
– Utilizar fornecedores qualificados do ponto de vista da qualidade, segurança e meio ambiente;
– Informar e garantir que todos os colaboradores, fornecedores, parceiros locais, clientes e participantes dos eventos estejam cientes das questões ambientais e de sustentabilidade.
As boas práticas introduzidas na organização da feira Ecomondo incluem:
– A eliminação de carpete nos corredores interiores dos pavilhões, com uma poupança ambiental anual superior a 140 toneladas de carpetes;
– A coleta e recuperação de bitucas de cigarro;
– O aumento de postos de recarga para carros elétricos;
– Acessibilidade no centro de exposições para visitantes com deficiência;
– O aumento da potência instalada referente aos sistemas fotovoltaicos;
– O envolvimento das partes interessadas locais.
O CEO do IEG, Corrado Peraboni, afirma que com esta importante certificação o IEG concretiza os seus objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 , princípios que estão alinhados aos valores do IEG e estão na base de sua política corporativa.
“Nos últimos anos, reconhecimentos e melhores práticas também geraram comportamentos virtuosos entre nossas centenas de milhares de visitantes internacionais, mas a ISO 20121 representa mais um passo à frente, uma contribuição tangível para o processo de mudança cultural, assumindo a forma de comportamento necessário para proteger o planeta”, finalizou.