A IFA Berlim, a exposição de tecnologia mais importante da Europa, acontece este ano em moldes totalmente diferentes para cumprir as exigências que resultam da pandemia de Covid-19.
Em 2020 serão 180 expositores, um número muito inferior aos 2.300 habituais. Ao invés de ocupar toda a área do centro de exposições da Messe Berlin, serão apenas quatro pavilhões. Para garantir o distanciamento social, no máximo 750 pessoas poderão comparecer a cada um dos três espaços do evento ao mesmo tempo – nos três dias de feira que começa amanhã (03/09). Grandes semáforos sinalizam aos visitantes se eles têm permissão para entrar na área de exposição ou se precisam esperar.
Neste contexto, as expectativas do IFA não são altas. Deutsche Telekom, Samsung, Sony, Amazon, Lenovo, Philips, Sennheiser são alguns dos grandes players que optaram por não participar do evento neste ano.
Denominada “Special Edition” (edição especial) a IFA contará com o Xtended Space, uma extensão digital para aqueles que não puderem estar fisicamente na feira. De acordo com a organização, esta ferramenta contará com “streaming ao vivo e sob demanda de apresentações, ferramentas de matchmaking e demonstrações de produtos digitais. O Espaço Xtended, portanto, é acessível tanto para convidados no local como para todos os outros participantes interessados em todo o mundo.”
A edição especial da IFA 2020 foi projetada para concentrar as funções B2B da feira, ou seja, um local de encontro para a indústria e o comércio. Além da exposição o evento conta com a convenção IFA NEXT e a SHIFT Mobility. Com a IFA Global Markets, o fornecimento de componentes usados nas cadeias de suprimentos globais também terá espaço.
“Para 2021 estamos ansiosos por realizar uma IFA em maior escala, no entanto não temos certeza de quais restrições ainda estarão em vigor. Mas, como organizadores de feiras, temos experiência em lidar com a mudança das circunstâncias e sempre encontramos uma solução para o nosso setor. Feiras de negócios futuras podem mudar ligeiramente em termos de Eventos Híbridos como um componente virtual adicional. Acho que isso, definitivamente, fará parte do novo normal no futuro. No entanto, estou convencido de que os encontros pessoais ainda são e sempre serão incomensuráveis”, aponta o diretor executivo da IFA, Jens Heithecker.
Baixe aqui todas as medidas de segurança implementadas pela feira (material em inglês)