Angel Asensio e José Vicente de los Mozos, presidente do Conselho Diretor e presidente do Comitê Executivo da IFEMA MADRID, acompanhados por Daniel Martínez, vice-presidente executivo, apresentaram os resultados econômicos e de atividades da instituição durante 2023.
Os dados mostram uma consolidação da forte recuperação do ano anterior, além de um aumento notável na capacidade de gerar recursos.
Em 2023, a IFEMA MADRID alcançou uma receita de 177,6 milhões de euros, elevando o EBITDA para 27,3 milhões e o lucro líquido para 7,1 milhões de euros, com crescimentos de 34,1% e 265,4%, respectivamente.
Segundo José Vicente de los Mozos, o ano de 2023 demonstrou a capacidade da IFEMA MADRID e de sua equipe em continuar a melhorar as receitas de atividades correntes em relação aos anos anteriores, assim como o lucro e a rentabilidade de forma muito significativa.
“Todas as nossas grandes feiras, como a FITUR, ARCOmadrid ou FRUIT ATTRACTION, deram saltos significativos à frente, somando-se ao desenvolvimento de novos projetos, como a chegada a Madrid do festival Christmas by STARLITE, validando assim nosso Plano Estratégico e, especialmente, nosso compromisso com a diversificação, materializado também por projetos futuros tão emblemáticos quanto a F1”, disse.
Nesse mesmo sentido, Ángel Asensio afirmou que os números aprovados demonstram a importância desta instituição para impulsionar a economia e o emprego em Madrid, confirmando sua contribuição significativa para setores-chave como transporte, hotéis e comércio.
“O compromisso dos consorciados com esta entidade é muito forte, e sua evolução é mais um exemplo da força desta Região e de sua liderança internacional também no campo de feiras, congressos e reuniões, em que mais uma vez, pelo quinto ano consecutivo, mantemos a posição de principal destino mundial para turismo de congressos, e a IFEMA MADRID como o melhor centro de congressos da Europa”, celebrou.
CONSOLIDANDO O CRESCIMENTO DA ATIVIDADE
Em 2023, as diferentes linhas de negócio da IFEMA MADRID cresceram, totalizando 585 eventos realizados em suas instalações, incluindo:
– 96 feiras e congressos, das quais 30 foram também digitais; 4 projetos no exterior; 40 eventos culturais e de lazer; e 445 convenções e eventos profissionais.
Essas cifras representam um avanço significativo na atividade, apesar da ausência de grandes eventos bienais nos anos ímpares em seus calendários, confirmando a plena recuperação do setor. Também é significativo o crescimento na participação empresarial.
Ao longo do ano, a IFEMA MADRID reuniu um total de 33.978 empresas expositoras, um aumento de 59% em relação a 2022, e 3,8 milhões de visitantes, um aumento de 2,7%, com um aumento de 28,6% no número de visitantes profissionais.
“Estamos construindo um ano que vai superar amplamente os recordes históricos da IFEMA MADRID, com uma previsão de receita recorde em 2024 de 206 milhões de euros, um EBITDA de 28,4 milhões e um lucro de 11,3 milhões”, disse José Vicente de los Mozos.
“Tudo isso somando uma atividade que superará os 730 eventos, com 38.125 expositores e 4,1 milhões de visitantes”, acrescentou.
LÍDER EM CONGRESSOS INTERNACIONAIS
A IFEMA MADRID mantém sua posição como uma das principais sedes para grandes congressos e eventos profissionais de organizadores de todo o mundo.
O setor MICE confirmou em 2023 sua plena recuperação, com a realização de 16 eventos que reuniram 75.000 participantes, incluindo o retorno de 5 grandes congressos internacionais que reuniram profissionais e especialistas de todo o mundo.
Destaca-se especialmente o Congresso da ESMO, o maior congresso mundial sobre pesquisas em oncologia, que reuniu 33.000 especialistas e 600 palestrantes.
INTERNACIONALIZAÇÃO
Com a internacionalização como um dos três principais objetivos do Plano Estratégico, a IFEMA MADRID deu um salto qualitativo em sua estratégia de expansão internacional em 2023, com quatro projetos no exterior.
Estes incluem sua participação pela primeira vez na organização de uma feira consolidada na América Latina junto com a Corferias, principal organizador de feiras na Colômbia, e a PAFYC, ESS+ Feria Internacional de Seguridad de Colombia, sob o selo powered by SICUR, a principal feira espanhola de segurança.
Além disso, foram mantidos projetos internacionais como ARCOlisboa em maio; Motortec Chile em setembro; e Salón Look Madrid-Santiago em novembro, estes dois últimos organizados em colaboração com o Espacio Riesco na cidade de Santiago, Chile.
DIGITALIZAÇÃO
No contexto de sua estratégia de transformação digital, durante 2023 a IFEMA MADRID continuou a impulsionar a plataforma LIVEConnect.
Ela se mostrou uma ferramenta fundamental para melhorar a experiência de expositores e visitantes em suas feiras e eventos, com mais de 290.583 usuários visitantes ativos, 109.223 contatos estabelecidos, 7.827 produtos apresentados e 6.360 encontros e atividades organizadas.
Além disso, o site da IFEMA MADRID se consolidou como a principal ferramenta de informação, contratação, credenciamento e gestão de ingressos, com mais de 13,7 milhões de usuários, mais de 20,8 milhões de sessões e mais de 45,4 milhões de páginas vistas ao longo do ano.
Como parte da implementação do Plano Estratégico e da transformação em curso da IFEMA MADRID por meio da diversificação, internacionalização e digitalização do negócio, foram realizados investimentos em 2023 no valor de 11 milhões de euros, incluindo tecnologias como plataformas digitais, CRM, rede IoT e Rede Lora, e Web 3.0.
SUSTENTABILIDADE
Por fim, é importante destacar o compromisso da IFEMA MADRID com a sustentabilidade, buscando mitigar o impacto de sua atividade e alcançar a meta de emissões zero.
Em 2023, houve avanços significativos em várias áreas ambientais, incluindo a redução de 90,3% na emissão de gases de efeito estufa nos últimos 7 anos (alcances 1-2) e ainda:
– Redução de 27,2% no consumo de eletricidade em relação a 2018; redução de 42,4% no consumo de gás natural em relação a 2018; redução de 33,7% no consumo total de água potável em relação a 2018;
– Redução de 77,3% no consumo de papel em relação a 2018; e redução de 63,9% na geração de resíduos em relação a 2018.
Além disso, em 2023, 79,1% de todos os resíduos gerados foram reciclados; pelo quarto ano consecutivo, todas as instalações utilizaram 100% de eletricidade proveniente de fontes renováveis certificadas; 100% do carpete foi reciclado.
Ainda: pelo quarto ano consecutivo, a instituição recebeu a certificação “Calculo y reduzco” do MITERD para a pegada de carbono nos alcances 1 e 2.