IFEMA MADRID e Alianza Rural se unem para lançar a Feira Internacional do Campo

Anúncio

A necessidade de revalorizar os atributos e benefícios do mundo rural e incorporá-los ao discurso político, social e midiático para promover e tornar visíveis as diferentes indústrias e setores ligados ao campo.

Este é o objetivo do novo projeto da IFEMA MADRID e da Alianza Rural, que trazem a Madrid o Salón Internacional del Campo (SICampo), com a ambição de que ele se torne o maior encontro profissional, comercial, industrial e socioeducativo do setor.

Ele agregará todo o ecossistema do campo graças ao compromisso da Alianza Rural, que responde à demanda setorial e ao duplo propósito de aproximar o meio rural do mundo urbano, e promover o diálogo com as administrações e instituições públicas.

Um propósito para o qual a escolha de Madrid como sede do evento foi fundamental, não só pelas infraestruturas oferecidas pela IFEMA MADRID para a realização de grandes eventos, mas também pelas suas ligações nacionais e internacionais.

Anúncio

ALIANÇA ESTRATÉGICA

O evento, que acontecerá de 4 a 7 de maio de 2023, nos pavilhões 5 e 7 da IFEMA MADRID – e espaços ao ar livre para a exposição pecuária -, reunirá empresas, profissionais, associações e grupos de interesse de diferentes setores e indústrias rurais.

Do outro lado estarão gestores públicos e instituições ligadas à área e público geral, conjugando as características de um projeto profissional com as ligações socioeducativas e informativas de um compromisso de interesse público.

Segundo Juan Arrizabalaga, diretor geral da IFEMA MADRID, para lançar este projeto, foi essencial o conhecimento e o apoio dos diferentes setores que vivem no campo e que são representados pela Alianza Rural.

“Eles darão consistência a este salão cujo objetivo é erguer-se como porta-voz para mitigar os grandes problemas que o campo enfrenta como o despovoamento, a economia sustentável, o empreendedorismo e a necessidade de acesso à digitalização”, afirma.

A Alianza Rural é a união das entidades mais representativas do agronegócio espanhol e está aberta a todos os que queiram aderir.

“A certa altura do nosso percurso, considerámos que tínhamos de apostar em um grande evento do setor ao nível das grandes feiras do mundo”, explica Fermín Bohórquez, presidente da Alianza Rural.

O nascimento do SICampo é a resposta a uma demanda setorial e a uma necessidade política, econômica e social, motivada por razões ambientais, já que o campo representa mais de 80% do território da Espanha.

 A produção agrícola final ultrapassa os 60.000 milhões de euros, com um excedente de 20.000 milhões e exportações de 50.000 milhões.

FORMATO

O desenho do Salão distribuiu-se pelos pavilhões 5 e 7 em espaços que representam uma grande montra do campo, com provas de sabores locais e música ao vivo, componentes que farão da SICampo um local único.

De forma integrada, a feira terá um Pavilhão das Cidades e Campos, com área expositiva das comunidades e com representação multissetorial;

Paralelamente, será desenvolvida uma área de congressos como plataforma de conhecimento e encontros públicos e privados, com um programa de encontros e conferências que decorrerão ao longo de três dos quatro dias da feira.

E como não podia faltar um evento destas características com uma estratégia de significado social, será criado um espaço de atividades que visa aproximar o público da essência rural através de:

– Exposição pecuária, demonstrações de atividades agrícolas, pecuárias, atividades florestais, workshops de formação e empreendedorismo, sessões de degustação, aulas educativas para visitas escolares, reuniões B2B e apresentações e conferências.