A espanhola IFEMA MADRID continua com o seu empenho determinado em incorporar as mais recentes tecnologias e digitalizar as suas instalações.
Uma das mais recentes ações foi a atualização de parte das suas instalações Wi-Fi com o padrão mais avançado no mercado de Wi-Fi 6 de sexta geração, incorporando a tecnologia Cisco 802.11ax.
A tecnologia Wi-Fi 6 (padrão 802.11ax) revolucionou a forma de funcionamento desse tipo de rede, permitindo conexões mais rápidas e de maior alcance, com maior capacidade de conexões simultâneas no mesmo espaço, e tudo isso com menor consumo de energia.
Entre suas enormes vantagens, esta tecnologia reduz a latência em até 75% , reduz a interferência – algo especialmente importante em cenários de alta densidade como os que ocorrem em grandes eventos face a face e híbridos – e consegue melhorar as taxas em cerca de 40% a transmissão de dados em comparação com a geração anterior (Wi-Fi 5).
Além disso, a tecnologia Wi-Fi de sexta geração atinge maior eficiência energética, o que permite reduzir o consumo de energia elétrica em até 66%, tanto de aparelhos quanto de equipamentos de rede no que diz respeito ao padrão Wi-Fi 5.
A melhor solução adaptada a um edifício emblemático e único
A IFEMA MADRID incorpora esta nova tecnologia num dos seus espaços mais exclusivos, o IFEMA Palacio Municipal, realizando um investimento de 530.000 euros para dar cobertura a todos os espaços de exploração comercial.
O projeto envolveu a instalação de 1.500 metros de fibra óptica e mais de 15.000 metros de cabos de rede.
Uma camada de switching das séries Cisco 9500 e 9300 foi incorporada, bem como um total de 200 pontos de acesso Wi-Fi da série 9100, preparados para facilitar o gerenciamento de rede por meio de serviços como o Cisco DNA Center.
O Cisco DNA Center permite que você automatize os processos de configuração de dispositivos segmentando-os apropriadamente usando o Cisco Software Defined Access, facilitando a inclusão de muitos elementos, incluindo dispositivos IoT.
Além disso, em conjunto com o Cisco DNA Spaces, permite estender a conectividade sem fio e digitalizar espaços físicos com base na localização dos dispositivos, fornecendo serviços de valor agregado aos clientes IFEMA MADRID como: navegação interna, localização de ativos e gerenciamento eficaz do espaço.
A rede WIFI de sexta geração também possui OpenRoaming, uma tecnologia que facilita a troca entre redes WIFI e redes móveis 5G para eliminar barreiras de conexão entre as redes, facilitando a hiper conectividade e alta disponibilidade de conexão para convidados IFEMA MADRID.
Este projeto faz parte do Plano Estratégico do IFEMA MADRID, que está comprometido com a digitalização e hiper conectividade de suas instalações físicas e que permitirá que a experiência física e híbrida evolua no curto e médio prazo.