A IFEMA MADRID iniciou a construção de uma nova usina de energia solar em sua venue, que será uma das maiores plantas urbanas de autoconsumo sem excedentes.
A instalação contará com 7.611 módulos solares e terá uma capacidade máxima de 4,52 MWp. A usina será instalada nos telhados de edifícios, pavilhões e centros de conexão, além das coberturas dos estacionamentos.
Os módulos solares serão estrategicamente posicionados em locais com maior exposição anual à luz solar, incluindo os telhados das cafeterias dos pavilhões 9 e 10, os telhados dos edifícios administrativos Norte e Sul, e as áreas entre os pavilhões 7 e 9, assim como 8 e 10.
Além disso, coberturas equipadas com painéis solares serão instaladas nas zonas C, E e H dos estacionamentos verde-laranja e marrom-vermelho.
Essa instalação proporcionará uma economia anual de 6.972,55 kWh e incluirá 104 novos pontos de recarga para veículos elétricos destinados a expositores e visitantes.

Esses pontos serão compostos por 50 carregadores duplos de 22 kW em corrente alternada (AC) e 2 carregadores duplos de 80 kW em corrente contínua (DC).
A IFEMA MADRID destinou um investimento de 10,5 milhões de euros para este projeto, abrangendo sua execução, implementação e manutenção nos primeiros quatro anos de operação.
A instalação da usina está programada para começar em maio de 2025, com um prazo de conclusão estimado em 40 semanas.