O Plenário da Câmara Municipal de Madri aprovou nesta semana o Plano Especial para a definição de redes no âmbito da Área de Planejamento Específico 21.10 “Recinto do Parque de Feiras Juan Carlos I” e seu entorno, que reorganiza a superfície e os espaços dentro do centro de eventos.
O projeto urbanístico, cujos trabalhos começaram no segundo semestre de 2022 devido à necessidade de expansão já existente, aumenta a área edificável dos terrenos do atual centro de eventos em 4%, adicionando 13.600 m² aos 340.000 m² máximos atuais.
Além disso, permite a reorganização do solo destinado a estacionamentos e áreas ajardinadas. Essa nova área edificável vem para solucionar a necessidade de ampliação e melhoria das instalações da venue.
Essas novas possibilidades de construção facilitarão a modernização das instalações e oferecerão melhores condições, mais alinhadas às necessidades desse espaço.
O Plano Especial, cuja aplicação se limita exclusivamente à parcela atual do Parque de Feiras, permitirá uma ação imediata em um recinto já consolidado, urbanizado e com comunicações de transporte público plenamente funcionais.
Além disso, conforme a evolução da demanda desses espaços, a IFEMA MADRID precisava de uma área adicional para complementar sua função principal como centro de exposições, incentivando a implementação de atividades complementares.
Nesse sentido, e em referência à próxima realização do Grande Prêmio de Fórmula 1, o Plano Especial permitirá a utilização do recinto de feiras para essa competição.
A nova área edificável possibilitará a ampliação dos pavilhões 1 e 2, melhorando significativamente a capacidade de produção de feiras e convenções nesses dois pavilhões, que atualmente são os menores do complexo de eventos da IFEMA.
Além disso, esses espaços servirão para abrigar as garagens e os escritórios técnicos das equipes de Fórmula 1, bem como a área VIP do Paddock Club.
O Plano Especial também inclui, de forma específica, a utilização dos recintos para eventos esportivos.
Essa atividade já estava prevista no artigo 4.1.g dos Estatutos da IFEMA MADRID, que estabelece entre os objetivos da instituição a realização de:
“Manifestações culturais, esportivas e artísticas de qualquer tipo, promovidas tanto pelos órgãos consorciados quanto por outras entidades e indivíduos, desde que contribuam para o comércio, a indústria e os serviços da Comunidade de Madri, devendo ser aceitas e aprovadas pelos órgãos competentes da IFEMA.”
O Plano Especial também resolve a mudança do traçado da “Vereda de los Leñeros”, um trecho desconectado de uma via pecuária que foi afetado pela construção do centro de eventos em 1990 e que agora, com a tramitação do Plano Especial, será regularizado.