Primeira feira de calçados presencial do ano terá vários sotaques e línguas diferentes transitando nos corredores do Serra Park, em Gramado/RS, nos dias 15, 16 e 17 de novembro.
Será a Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios, feira promovida pela Merkator Feiras e Eventos, que projeta o evento como o maior encontro setorial do ano com o olho em expandir tanto os negócios do final do ano como em movimentar as esteiras das fábricas no primeiro trimestre de 2022.
Este movimento com importadores deve ser decisivo para o segmento nacional atingir o crescimento de 25,5% nas exportações ainda este ano sobre 2020, chegando a cerca de 117 milhões de pares embarcados para o exterior, conforme está planejado pelos industriais.
“E tudo com obediência aos protocolos sanitários do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Gramado”, diz o promotor Frederico Pletsch, que já traz na bagagem a experiência do ano passado quando a feira também foi realizada presencialmente, ainda com a pandemia do Coronavírus em índices mais elevados de transmissão.
A feira terá 220 expositores com mais de 800 marcas.
Mercados que tradicionalmente são compradores dos calçados e acessórios brasileiros, como os sul-americanos que vêm da Bolívia, da Colômbia, da Argentina, do Peru, do Equador, do Paraguai e do Uruguai vão estar entre as delegações e devem ser maioria entre os estrangeiros presentes.
“São mercados que conhecem profundamente as nossas marcas e têm identificação com os nossos produtos. O consumidor desses países já está fidelizado, e esses compradores vêm à feira para renovar os seus estoques”, explica o diretor da Merkator, Frederico Pletsch.
O desembarque internacional no Porto Alegre Airport receberá também visitantes vindos de países da América Central como Costa Rica, Porto Rico, Nicarágua, El Salvador, Panamá e República Dominicana, e da América do Norte, importadores dos USA.
Da Ásia estão chegando compradores dos Emirados Árabes, Kuwait e Paquistão e da África, Egito e Líbia.
Os portugueses são os representantes na feira do continente europeu.
“O objetivo é ampliar as relações das empresas brasileiras, além de reforçar laços já existentes”, reforça o diretor da Merkator.
“Além disto, estamos felizes porque esta retomada de negociação mundial do setor, em terras brasileiras, está sendo realizada de forma presencial em nosso evento”, finaliza.