Indústria de eventos em Lviv: o copo está meio cheio e não meio vazio

Anúncio

A comunidade de eventos empresariais de Lviv, na Ucrânia, transforma desafios em soluções em meio ao impacto da guerra. Centros humanitários, iniciativas de caridade e inovação marcam a sua resposta.

Destacam-se os hotéis transformados em abrigos, empresas de TI que ajudam na modernização e o compromisso de Lviv em construir conexões.

Captar eventos para os próximos anos e acolher conferências internacionais, apesar das adversidades, ilustram o espírito resiliente da cidade ucraniana. 

Desde fóruns de reabilitação a até diálogos sobre planejamento urbano, a cidade aproveita o legado das reuniões que acolhe.

Anúncio

Yuliia Katynska, vice-diretora do Lviv Convention Bureau, explica que – mesmo neste momento ainda incerto – o copo está meio cheio e não meio vazio.

“No Lviv Convention Bureau, já estamos planejando a recuperação empresarial do pós-guerra e a nossa estratégia passa pelo foco nos eventos empresariais”, aponta.

“Estamos conversando com nossos parceiros sobre como nos comunicar corretamente para que as convenções e congressos voltem para nós. A guerra terminará e Lviv estará pronta para receber de volta os organizadores e delegados de reuniões internacionais”, completa.

Anna Petrova, proprietária dos Fóruns MMP e do Grupo BTL, concorda e diz que assim que for possível acolher grupos, exposições, conferências, congressos, haverá um boom. “Estou certa disso. Só precisamos ser fortes”, acrescenta.

HOTÉIS E VENUES ASSUMEM OUTRO PAPEL

Na verdade, o espírito incansável da Ucrânia entre a sua comunidade de eventos empresariais manteve o moral elevado e o horizonte otimista.

Quando a guerra começou, a PCO Global Events, que normalmente organiza festivais e conferências, iniciou centros humanitários e recolheu bens essenciais para os necessitados.

Outros PCOs organizaram logística perto das fronteiras, estações ferroviárias e instituições locais recolheram dinheiro para ajuda humanitária. Todos eles agiram como voluntários, fazendo de Lviv o maior centro de voluntariado da Ucrânia.

Empresas de catering e restaurantes trabalharam com instituições de caridade para distribuir alimentos. Uma delas, a Fest Catering Company, juntamente com a internacional World Central Kitchen, alimentava quase 35.000 pessoas por dia em Lviv.

Os hotéis abriram os seus quartos aos “deslocados” enquanto os restaurantes preparavam comida para as forças de defesa. Na verdade, dois novos hotéis foram inaugurados em Lviv durante a guerra.

Um é o Best Western Market Square e o segundo é o Emily Resort and SPA. Os seus bares e caves tornaram-se abrigos antiaéreos para civis.

O Leopolis Hotel Lviv forneceu os quartos e espaço de reunião para voluntários estrangeiros, além de fornecer abrigo para pessoas de Kiev e das regiões orientais.

Na cave onde existia uma sala de charutos, existe agora uma zona de abrigo, com garrafas térmicas, geradores, lâmpadas recarregáveis e velas.

O Leopolis Hotel, que opera em Lviv há 15 anos e completou uma grande renovação pouco antes do início da guerra, iniciou o projecto “Joy of Play” com empresas e indivíduos finlandeses para construir parques infantis em Lviv e Kiev. A gestão do hotel supervisionará o projeto de Lviv no local, uma vez que o hotel fica próximo de uma escola.

Ao longo dos anos, as principais empresas de TI da Ucrânia expandiram-se dos conceitos básicos de desenvolvimento de software para trabalhos de maior valor, como arquitetura de sistemas, análise de negócios e design de experiência.

Antes da guerra, a indústria de TI em rápido crescimento do país viu as exportações crescerem 20,4% em 2020, de acordo com dados do Banco Nacional da Ucrânia.

Colocando agora a sua experiência em uso crítico, o Cluster de TI de Lviv, uma comunidade de empresas de TI na Ucrânia, ajudou a modernizar os centros de comando e relatórios do Comando Aéreo Ocidental e iniciou um Centro de Saúde Mental para veteranos e pessoas desabrigadas.

A Arena Lviv, um dos maiores locais de Lviv, foi palco de vários eventos antes de fevereiro de 2022. Hoje, transformou-se num centro de voluntariado humanitário para pessoas desabrigadas.

Mais de 25 mil pessoas passaram pela Arena Lviv. Os funcionários da Arena Lviv agora ajudam a orientar refugiados e voluntários e a familiarizá-los com o novo ambiente.

O Arena Catering, que já serviu jogos de futebol, auxilia na entrega de comida 24 horas por dia.

Durante a guerra, a Ópera Nacional de Lviv não só retomou os trabalhos, mas também preparou estreias e organizou eventos para angariar fundos para ajuda humanitária.

O Embaixador Honorário da Conferência de Lviv, Dr. Myron Uhryn, dentista de profissão, iniciou clínicas dentárias móveis para soldados e realizou cirurgias maxilofaciais.

O Gabinete de Turismo de Lviv transformou o seu escritório em um centro de comunicação social no início da guerra, ajudou a criar abrigos e centros humanitários e organizou eventos de caridade para recolher dinheiro para a Ucrânia.

O COPO ESTÁ MEIO CHEIO E NÃO MEIO VAZIO

Em novembro de 2022, Lviv ganhou o título de Capital Europeia da Juventude 2025.

Um júri concedeu a Lviv a honra em reconhecimento ao plano da cidade que incentivou os jovens a permanecerem na Ucrânia, a abrigar aqueles que fugiram do país e a construir ligações entre os jovens na Ucrânia e no resto da Europa.

O membro do Conselho do Fórum Europeu da Juventude, Tom Matthew, disse que “apesar dos desafios, Lviv apresentou um plano detalhado cheio de esperança e aspiração.”

Outra candidatura garantida por Lviv quando o país está em guerra é a 6ª Conferência Internacional “Cidades históricas da UNESCO, património da Paz”, que acontecerá em 2025.

A parte antiga de Lviv é um Património Mundial da UNESCO com o maior número de monumentos arquitetônicos na Ucrânia.

No início deste ano, em abril, Lviv acolheu o Fórum Internacional de Reabilitação. Especialistas de todo o mundo, incluindo representantes de instituições internacionais, fundações, sociedades internacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, incluindo a Cruz Vermelha da Ucrânia, reuniram-se para discutir a reabilitação das pessoas afetadas pela guerra.

Este Fórum incluiu o projeto “Inovações para Reabilitação” que incentivou startups e empresas de TI a mostrarem as suas invenções que podem facilitar a reabilitação física e psicológica de militares e civis.

Esta convenção foi seguida de perto pela Reunião de Reabilitação Ucraniano-Israelense, em maio, uma plataforma para o desenvolvimento e implementação de um plano abrangente de reabilitação física e psicológica, e um diálogo contínuo sobre a formação do futuro pós-guerra e a reconstrução da Ucrânia.

Em junho de 2023, 700 participantes e 40 oradores chegaram na cidade para o Fórum Urbano de Lviv para discutir arquitetura, urbanismo, planejamento urbano e a reconstrução das cidades ucranianas.

Após o fórum, o mundialmente famoso arquiteto japonês Shigeru Ban começou a trabalhar no novo edifício cirúrgico do centro nacional de reabilitação UNBROKEN, em Lviv.

Próximas convenções internacionais reservadas para Lviv (a partir de 1º de agosto de 2023):

● European Society of Women in Theological Research Conference (ESWTR), 2023

● International ABDOS Conference, 2024

● Wilhelm Bernhard Workshop, 2025

● European Crystallographic Meeting (ECM) 2025

● 6th International Conference “UNESCO Historic Cities, Heritage of Peace” 2025

● International Conference on Solid Compounds of Transition Elements (SCTE), 2026

Conheça mais sobre o destino em https://drive.google.com/file/d/1IeBOqwxBV0XaK8Vcn_Pc17RDxZ3TSRih/view