A indústria de feiras de negócios na Alemanha está otimista em relação ao segundo semestre de feiras e a 2025. Quase três quartos dos organizadores de feiras do país esperam que seus formatos se desenvolvam pelo menos tão bem ou até melhor do que a concorrência internacional.
Esta é a conclusão de uma primeira análise da pesquisa anual com organizadores de feiras na Alemanha. Até o final do ano, ainda há 130 feiras, e no próximo ano estão planejadas pelo menos 318.
Com cerca de 70 locais de feiras, em média 330 feiras por ano e a maior internacionalidade tanto do lado dos visitantes quanto dos expositores, a Alemanha é considerada o principal local de feiras do mundo.
Já no início do ano, o mercado de feiras mostrou-se claramente mais otimista do que outros setores, segundo uma pesquisa do Instituto de Economia Alemã. Esta tendência está se consolidando agora.
O ponto negativo para as organizadoras e os expositores continua sendo o aumento rápido de diversos custos, como energia, mobilidade e material.
Nesta quinta-feira (13 de junho), os líderes do mercado de feiras se reúnem em Berlim para discutir a situação do setor em seu encontro anual.
“O início do ano, vejo muito otimismo, grande motivação e muitos motivos para comemorar”, afirma Philip Harting, presidente da Associação da Indústria de Feiras Alemã (AUMA).
“Continuaremos no topo mundial se enfrentarmos os desafios, em vez de lamentá-los. Então, celebraremos juntos jubileus impressionantes, como em abril o 50º aniversário da NürnbergMesse, em maio o 60º da Messe München e, no final de junho, o 100º da Koelnmesse”, acrescenta
Com o Ministro da Economia Robert Habeck, será comemorado nesta quinta-feira em Berlim o Programa de Feiras Internacionais, que agora completa 75 anos.
Este é provavelmente o mais antigo apoio para pequenas e médias empresas alemãs em expansão, e foi criado pouco após a fundação da República Federal da Alemanha.
Estima-se que tenha apoiado cerca de 210.000 empresas alemãs em suas primeiras participações em feiras no exterior, o que garante empregos, criação de valor e receitas fiscais na Alemanha.
Isso é comprovado pela avaliação mais recente do programa, segundo a qual cada euro de imposto investido gera 216 euros de valor agregado.
O orçamento federal para isso é atualmente de cerca de 44 milhões de euros. A AUMA coordena o programa junto aos expositores.
Do exterior, em 2023, vieram 65% (96.000) de todas as empresas expositoras e 33% (2,5 milhões) de todos os visitantes para feiras na Alemanha.
“Nosso público internacional contribui enormemente para o sucesso em posicionar a Alemanha como um dos principais destinos de feiras do mundo”, diz Harting.
“Quem hoje não entende quão diversificada e internacional é nossa indústria está cortando o galho em que estamos sentados. Ódio e incitação não têm lugar entre nós”, concluiu,
A grande maioria das feiras setoriais comemorou seu retorno pós-COVID em 2023 com grande sucesso. Quase 320 feiras foram realizadas.
No total, cerca de 183.000 empresas expuseram nos locais de feiras na Alemanha – um aumento de 30% em relação a 2022.
Todas as feiras atraíram cerca de 11,4 milhões de visitantes, mais de 3,8 milhões (+50%) a mais que em 2022. A área de estandes aumentou de 5,7 para 6,34 milhões de metros quadrados (+11%).
Crédito da imagem: AUMA / Michael Fahrig