Informa adquire Tarsus Group em negócio de US$ 940 milhões

Anúncio

A Informa, organizadora global de eventos, fortaleceu significativamente sua presença em regiões e mercados em crescimento com a aquisição do Tarsus Group em um negócio avaliado em US$ 940 milhões.

A Informa chegou a um acordo com a Charterhouse Capital Partners e outros acionistas (“os Vendedores”) para adquirir a Tarsus.

“Há muito tempo admiramos os negócios da Tarsus que, como a Informa, foram construídos em torno de grandes marcas em mercados B2B atraentes e especializados nas regiões em crescimento da Ásia, China, Oriente Médio e Américas”, disse Stephen A. Carter, CEO da Informa.

A combinação da Tarsus com o portfólio de eventos ao vivo e sob demanda da Informa reúne marcas líderes de mercado e relacionamentos profundos com clientes em uma variedade de mercados B2B atraentes.

Anúncio

“Estou extremamente orgulhoso dos negócios da Tarsus, de nosso pessoal e de nossos clientes. Não consigo pensar em um parceiro melhor do que a Informa para liderar nossas marcas e colegas na próxima fase de crescimento e expansão”, celebrou Douglas Emslie, CEO da Tarsus.

Os portfólios são altamente complementares e há um forte encaixe comercial, operacional e cultural entre os dois negócios, criando alcance e profundidade na Ásia, China, Oriente Médio e Américas.

Há um forte alinhamento de portfólio em Saúde (Health Connect Partners), Beleza e Estética (A4M, LiVDerm), Embalagem (Labelexpo), Infraestrutura (Intertraffic), Aviação (Dubai Airshow), Moda (SIUF, OFFPRICE) e Sustentabilidade (Intersolar, México WindPower).

A Informa diz que a integração minimizará as interrupções e maximizará a entrega em 2023. Ela projeta benefícios anuais de combinação de cerca de US$ 20 milhões por meio de eficiências em compras, imóveis, tecnologia, contratos de eventos e outras áreas.

Espera-se também que os negócios combinados criem oportunidades de receita incrementais por meio do marketing cruzado de grandes marcas, expansão digital e lançamentos de novos eventos.

Mark Temple-Smith, da Informa, assumirá o cargo de presidente executivo da Tarsus desde a conclusão até o final do Programa de Combinação em janeiro de 2024.

Atualmente, ele é diretor de operações da Informa Markets e anteriormente foi CEO da Tarsus na Ásia.

Douglas Emslie, atual presidente-executivo da Tarsus, se tornará consultor sênior do Informa Group por meio do Programa de Combinação, orientando sobre talentos, marcas e parcerias.

VENDA

O valor inicial da empresa Tarsus de US$ 940 milhões implica um múltiplo pós-sinergia de c.9,9x EV/EBITDA em 2023/24 e abaixo de 9x em 2024/25 (média de anos para remover o efeito bienal), proporcionando aumento significativo de ganhos e pós- declaração de imposto sobre o capital, observa a  Informa.

A contraprestação é financiada em dinheiro e US$ 210 milhões em patrimônio líquido da Informa, com base no preço médio das ações em 30 dias, mas avaliado a prazo pelo vendedor em 850p, e sujeito a um bloqueio de dois anos.

Um ganho adicional de US$ 45 milhões a pagar se e quando o preço das ações da Informa atingir 850p dentro do período de dois anos.

 “Estamos orgulhosos de ter apoiado o desenvolvimento da Tarsus desde 2019 e estamos confiantes de que a Informa está excepcionalmente bem posicionada para entregar a próxima etapa da estratégia de crescimento da empresa”, afirmou Robert Leeming, sócio da Charterhouse.

A Tarsus possui e opera um portfólio de mais de 160 marcas de eventos B2B ao vivo e sob demanda, com foco em mercados B2B especializados. As 10 principais marcas da Tarsus devem expandir o portfólio da Informa para mais de 85 marcas.

Desde 2019, quando a Tarsus plc foi adquirida pela Charterhouse, o portfólio da Tarsus foi expandido e aprimorado por meio de 24 novos lançamentos e 11 aquisições direcionadas.

Como a Informa, a Tarsus está vendo um forte retorno semelhante ao mercado de eventos B2B ao vivo e sob demanda em 2023. Os negócios da Tarsus também se beneficiam significativamente de eventos bienais em anos ímpares.

Programa de Combinação

A Informa diz que um programa de combinação conjunta terá três objetivos principais até janeiro de 2024.

1. Entregue: maximize o desempenho de 2023, minimizando interrupções e distrações naquele que é um ano chave de retorno, crescimento e aceleração para eventos B2B ao vivo;

2. Descubra: Tome decisões de combinação de pessoas, marcas e negócios com foco no crescimento;

3. Combinar: garantir que os portfólios entrem em 2024 com sucesso, operando como uma empresa sob a marca Informa.

Espera-se que a combinação da Tarsus com a Informa gere sinergias operacionais anualizadas de cerca de US$ 20 milhões até 2025 por meio de eficiências em compras, imóveis, tecnologia, contratos de eventos e outras áreas.

Em 2023, as receitas anuais da Tarsus são estimadas em mais de £ 175 milhões. A conclusão está prevista para 1º de julho de 2023.