A Informa divulgou ontem (28) seus resultados financeiros para os seis meses, encerrados em 30 de junho de 2021, relatando força em seus negócios liderados por assinaturas e devolvendo a confiança em seu portfólio de eventos B2B.
As receitas e lucros para o primeiro semestre de 2021 foram, no entanto, menores em relação ao mesmo período do ano anterior .
O executivo-chefe do grupo, Stephen A. Carter, disse que o negócio de eventos físicos está “voltando cada vez mais na China Continental e se reconstruindo progressivamente na América do Norte e no Oriente Médio, com reservas futuras positivas e crescente confiança comercial.”
No entanto, Carter apontou que ainda existem restrições e incertezas contínuas em outras partes do mundo, com a Informa seguindo seu monitoramento sobre as regras e as abordagens de relaxamento país a país.
“Olhando para o futuro nos próximos três anos, um Plano de Aceleração do Crescimento se concentrará em fornecer um maior crescimento em Assinaturas e Serviços, recuperação progressiva em Eventos Físicos e expansão contínua de nossa gama de Serviços Digitais, para atender à crescente demanda dos clientes por dados e soluções digitais líderes em todos os nossos negócios”, completou.
Os destaques financeiros do primeiro semestre de 2021 para Informa incluíram a publicação de receitas estatutárias de £ 688,9 milhões (USD $ 961,7 milhões), em comparação com o mesmo período de 2020 (£ 814,4 milhões), e o lucro operacional ajustado de £ 69,2 milhões (H1 2020: £ 118,6 milhões) refletindo diferentes impactos de pandemia no negócio de eventos físicos na primeira metade de 2020 e 2021.
O grupo relatou alta conversão de caixa, apoiada por fortes renovações de assinaturas, reservas futuras positivas e baixos níveis de reembolsos, gerando um fluxo de caixa livre de £ 134,1 milhões (H1 2020: £ 71,3 milhões).
Os números do primeiro semestre de 2021 também refletiram uma redução na dívida líquida para £ 1.890,1 milhões (FY 2020: £ 2.029,6 milhões).
A posição financeira e a confiança crescente nas perspectivas refletiram-se no status de grau de investimento da Fitch, Moodys e Standard & Poors.
A orientação de receita para o Ano de Transição de 2021 foi elevada para £ 1.800 milhões (de £ 1.700 milhões), com lucro operacional ajustado estimado em £ 375 milhões após os efeitos cambiais.
Em todos os três principais mercados geográficos da Informa (América do Norte, China Continental, Oriente Médio), a empresa disse que está vendo um retorno progressivo da atividade de eventos físicos juntamente com o aumento da demanda por serviços digitais, com bom suporte ao cliente e remarcação progressiva em 2022.
Para o período de 2021-2024, a Informa implementará o Plano de Aceleração do Crescimento (GAP II), que tem como objetivo acelerar sua estratégia de especialização de mercado e aumentar a digitalização em todos os seus negócios.
Em termos dos destaques da divisão do grupo, a Informa Markets registrou receitas no primeiro semestre de 2021 de £187,6 milhões, em comparação com os números do primeiro semestre de 2020: £282,1 milhões.
Em 2021, a Informa afirma que continuará tomando decisões de agendamento marca por marca, com base no feedback do cliente e com foco no valor de longo prazo.
Para alguns mercados e marcas, como Construction (World of Concrete) e Healthcare ( Arab Health / Medlab) , isso fez com que fossem realizados eventos fora do seu ciclo habitual.
Para outras, como Brand Licensing (Licensing Expo) e Environmental Services (WWETT), o foco será em 2022.
No próximo trimestre, a Informa realizará eventos de CyberSecurity (Black Hat), Fashion (Magic) e Health & Nutrition (Natural Products Expo East), entre outros.
Na China Continental, nos últimos 12 meses desde a reabertura, a Informa tem visto uma recuperação consistente e progressiva na atividade de eventos físicos.
As tendências na região para 2022 são robustas, com a possibilidade de que a receita total na China Continental possa retornar perto dos níveis de 2019, apesar das medidas de quarentena internacionais permanecerem em vigor, assim como a participação transfronteiriça limitada.
“Na América do Norte e no Oriente Médio, a programação de devolução está um ano atrás da China, com ciclos de vendas encurtados e decisões ativas a serem tomadas entre um retorno fora do ciclo em 2021 ou um retorno dentro do ciclo em 2022”, aponta o comunicado.
Em relação às feiras já realizadas na América do Norte e no Oriente Médio, os níveis de participação têm sido conforme o esperado, com o número de expositores em torno da metade dos níveis de 2019 e com uma participação geral em torno de 35-40%.
“Esperamos que os níveis de participação aumentem ao longo do tempo e isso é evidente nos compromissos que temos para o final de 2021, especialmente onde as marcas estão operando em um ciclo de calendário favorável da indústria”, indicou.
A Informa acrescenta que seu balanço permanece “seguro, com liquidez aumentando para £ 1,5 bilhão, sem cláusulas financeiras em qualquer um de nossos empréstimos no nível do Grupo e nenhuma dívida com vencimento até 2023”.