A AMR International, uma das principais consultorias mundiais para a indústria de eventos, divulgou a edição anual de seu “Top 20 organizadores de exposições”, ranking global que se baseia exclusivamente na receita das promotoras de feiras.
O ranking leva em conta as receitas de 2017 e a atividade de fusões e aquisições de 2018 até o momento de seu lançamento.
Algumas mudanças aconteceram desde a apresentação da última edição, em meados de 2017, do Top 20 da AMR. A Informa Exhibitions – após a fusão com a UBM – passou a liderar o ranking, posto anteriormente ocupado pela Reed Exhibitions, segunda colocada nesta edição. A Messe Frankfurt completa o pódio, na terceira colocação.
Outras mudanças de posição na tabela estão ligadas ainda ao ciclo bienal das atividades das “Messes” alemãs. Aparecendo pela primeira vez neste ano, a Tarsus e Jaarbeurs se beneficiaram da saída da UBM (adquirida pela Informa) e da Ascential (que vendeu seu negócio de exposições puras para a ITE) do levantamento.
“A consolidação da indústria continuou em ritmo acelerado em 2018 e seguirá em 2019, com outros negócios de médio a grande porte. Isso porque os principais players competem por escala, fortalecendo seus mercados geográficos e globais”, aponta Denzil Rankine, presidente executivo da AMR International.
O ranking apresenta uma visão alternativa da indústria, isolando as receitas dos organizadores de exposições das receitas de locação e serviços. Uma análise mais aprofundada sobre a indústria global de exposições estará disponível a partir de novembro de 2018, quando a AMR lança a 10ª edição da Globex: “O mercado global de organização de exposições: avaliação e previsão para 2022”.
Confira abaixo o TOP 20: