Informa Markets apresenta os vencedores dos estandes mais sustentáveis da Hospitalar 2023

Anúncio ABIMAD39

Ao comemorar 30 anos de atividades, a Hospitalar implementou uma iniciativa que reconhece a importância das atitudes sustentáveis dos expositores.

É o Prêmio Estande Sustentável 2023, idealizado pela Informa Markets, organizadora e promotora da Hospitalar, para valorizar os estandes mais sustentáveis.

Os estandes mais sustentáveis são aqueles construídos por exemplo com materiais reutilizáveis e/ou recicláveis, que consomem menos energia e geram menor quantidade de resíduos na montagem e desmontagem.

A premiação integra o programa global de sustentabilidade do Grupo Informa, que, entre outros objetivos, busca reduzir em 50% os resíduos gerados em seus eventos até 2025.

Anúncio

O Prêmio Estande Sustentável 2023 é dividido em quatro categorias de acordo com o tamanho do estande.

As empresas expositoras vencedoras e suas respectivas montadoras receberam um selo e um certificado. Já os expositores que alcançaram uma nota mínima ganharam o selo Estande Sustentável 2023 Hospitalar.

E todas as empresas inscritas na premiação receberam o selo Empresa participante do Prêmio Estande Sustentável 2023 Hospitalar.

“Contratamos uma empresa de auditoria para validar os inscritos no prêmio neste ano”, explica Eduardo Barros, diretor do portfólio de saúde da Informa Markets Latam.

 A avaliação é criteriosa e o estande precisa apresentar desempenho relevante nos itens que são avaliados pela organizadora.

“Recebemos muitas inscrições para essa primeira edição e nossa expectativa é que cada vez mais expositores se engajem nessa causa para que todos juntos consigamos atingir o objetivo de termos zero emissão de carbono até 2030”, pontua.

VENCEDORES

Na categoria branco – estandes acima de 120 m² – as vencedoras foram a Lumiar e a montadora Promoexpo, que utilizaram materiais reaproveitados para compor seu estande na Hospitalar.

“A Lumiar pensou no impacto que teria no evento e conta com um parque de compensação de carbono, que apaga ainda mais as pegadas deixadas pela empresa”, completa Apoena Magnani, auditora do prêmio.

Já a Mercur e a montadora 2M, vencedoras na categoria azul – estandes de 90 a 119 m² – optaram por uma aproximação diferente com o público.

Pensando na movimentação intensa do estande, calcularam como cada pessoa atendida no estande pode compensar sua pegada de carbono.

“Eles idealizaram um projeto de compensação em que calcularam a pegada e dão a quantidade de sementes necessárias para você plantar. Por exemplo, eu sou de São Paulo e, depois do cálculo, ganhei duas sementes de ypê amarelo”, explica Apoena.

Na categoria amarelo – estandes de 50 a 89 m² – as vencedoras foram a ABIMO e a montadora Ideação Cenografia.

Pensando em expandir a coleta seletiva para além da cozinha do estande, a associação se preocupou em colocar coletores separados para o público externo também.

“Essa iniciativa de incluir os visitantes nas ações fez com que o estande saísse na frente da sustentabilidade. Quando pensamos juntos, conseguimos resultados mais efetivos”, explica a auditora.

E finalmente, na categoria verde – estandes até 49 m², as vencedoras foram a Ober e a montadora Freire Estandes.

Com a sustentabilidade instaurada desde a fundação da empresa, a Ober investiu em logística reversa e na compensação maciça de carbono.

“Por ter um produto feito de garrafa pet reciclada, eles já têm um mindset muito mais “verde” do que as demais empresas. A Ober já chegou na Hospitalar com o carbono pago”, finaliza.

AÇÕES SUSTENTÁVEIS DA INFORMA MARKETS NA HOSPITALAR.

Todas as áreas da organização são iluminadas com lâmpadas de LED, o que resulta em uma economia de 80% no custo da iluminação e de cerca de 5% no consumo total energético do evento.

Banners de sinalização de rua e tótens de sinalização interna são reutilizados nos eventos da empresa. E cerca de 80% do tapete utilizado é reciclado, sendo apenas 20% novo.          

Os espaços destinados à organização são montados com estruturas modulares e reutilizáveis. A Informa Markets aumentou a oferta de frutas da estação e lanches vegetarianos para o staff e substituiu refrigerantes por sucos.

A organização implementou a áreas de alimentação vegana para visitantes e ampliou a oferta de produtos regionais e saudáveis.