A Informa PLC emitiu uma nova oferta de ações ordinárias como parte de uma extensão do seu “Plano de Ação Covid-19”. O resultado desta ação será usado para fortalecer seu balanço e reduzir a dívida total.
O número total de ações representa aproximadamente 19,99% do capital social emitido existente da empresa e equivalerá a aproximadamente 1 bilhão de libras esterlinas (US$ 1,25 bilhão). Combinada com outras medidas de financiamento, a oferta de ações aumentará a liquidez total da Informa para £2,3 bilhões.
Estima-se que 410 eventos, sendo 60 de grande porte e 350 de pequeno porte, foram remarcados pela Informa como resultado da Covid-19. A empresa anunciou simultaneamente a redução de custos e a suspensão temporária de dividendos.
A Informa também disse que garantirá £130m+ em economias diretas/indiretas com ações como: remoção de todos os custos discricionários, congelamento de recrutamento e um sacrifício salarial da sua diretoria e lideranças por meio cortes salariais voluntários de 33% para o CEO e CFO e 25% para o Conselho e a equipe de gerenciamento executivo internacional.
A empresa está estendendo ainda seu “Programa de Adiamento” e informou que mais de £460 milhões de receita foram remarcados para o terceiro trimestre/quarto trimestre de 2020 – com menos de 10% da receita de eventos sendo cancelada até o momento.
O grupo reconheceu a clara interrupção de curto prazo em seus negócios de eventos, dizendo que: “Desde o final de janeiro na China, a escala e a profundidade do alcance da pandemia do Covid-19 se estenderam além das previsões iniciais, impactando significativamente o mundo, comércio e negócios globais e, em particular, os negócios relacionados a divisão de eventos do grupo”. A divisão de eventos do Grupo é responsável hoje por 65% de sua receita.
“Desde o início de 2020, o impacto da pandemia de Covid-19 se tornou progressivamente mais profundo e abrangente do que o inicialmente previsto. Continuamos a adaptar e responder rapidamente, sempre priorizando a segurança de colegas e clientes, tomando decisões pelo valor de longo prazo de nossas marcas e negócios e buscando preservar empregos e investir em nossa propriedade intelectual”, apontou Stephen A. Carter, diretor executivo do Grupo Informa plc. “A força de nossas marcas e o relacionamento com os clientes continuam a fornecer confiança em nosso valor a longo prazo. No entanto, no curto prazo, estamos enfrentando uma interrupção relevante em nossos negócios relacionados a eventos, com expectativas de uma recuperação gradual e por etapas”, completou.
A Informa também falou sobre um provável “retorno em fases” para eventos com distanciamento social e outras medidas de controle sendo relaxadas gradualmente para evitar um risco de ressurgimento de infecções. Isso variando de região para região “Na China, vários centros comerciais aprovaram a emissão de licenças para eventos, mas outros ainda não o fizeram e, portanto, o grupo está planejando um retorno gradual até o segundo semestre de 2020”, acrescentou Carter.
Informa disse que, quando os eventos retornarem, o foco inicial será a participação do público doméstico (cerca de 75% dos expositores) e que está planejando um prazo maior antes do retorno total das comunidades internacionais de compradores.
“Hoje estamos tomando medidas para ficar à frente disso, construindo mais estabilidade e força em nossos negócios. Por meio de uma série de medidas estamos reduzindo ainda mais os custos diretos e indiretos, apoiando colegas e protegendo totalmente nossas finanças. Garantimos que podemos continuar gerenciando a Informa no melhor interesse de sua estabilidade e força a um longo prazo”, finaliza o executivo.