Apenas o ramo de alimentação produz mais de 150 mil toneladas de resíduos por ano, em média, segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais).
O Brasil é o campeão latino-americano e o 40º no ranking global quando o assunto é produção de lixo. No entanto, a adoção de Facility Management (FM) pode ajudar a mudar essa realidade.
Normalmente associada a adoção de práticas mais eficientes, beneficiando tanto os colaboradores de uma empresa como os consumidores.
Ela foi muito bem aproveitada pelo projeto ‘Alimentando Vidas’, que envolve sustentabilidade e impacto social na conversa.
O projeto, iniciativa da TOOLS Digital Services, passou por uma mudança conceitual e obteve um crescimento de 48% no volume de refeições servidas.
Além disso, a empresa firmou uma parceria com a Comida Invisível, orientada pela Lei 14.016/20, para a doação de alimentos em perfeito estado nutricional, mas sem valor comercial.
Apenas o principal restaurante do ‘Alimentando Vidas’ doou, em média, 1.365 kg de alimentos por mês em 2024, resultando em 300 refeições diárias para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Com uma doação média mensal de 2,2 toneladas de alimentos doados, 20 mil refeições servidas e uma redução de 3,5 mil kg de CO₂ no ambiente, o ‘Alimentando Vidas’ projeta crescer ainda mais e chegar às 26 toneladas de alimentos doados por ano, garantindo mais de 130 mil refeições.
O case será uma das atrações do 20º Congresso InfraFM, evento que acontece entre os dias 9 e 11 de junho, de forma simultânea com a 12ª edição da Expo InfraFM.
Ele será apresentado por Cintia Saade, líder de alimentação na TOOLS Digital Services, e Keila Hanashiro, Head of Hospitality & Facilities na TOOLS Digital Services, empresa do grupo Santander, no painel “Uma gastronomia que transforma o local de trabalho e contempla o social e ambiental”, no dia 11, às 16h30.
“A presença dessa iniciativa na feira reforça o papel das empresas como agentes de transformação social e ambiental”, afirma Rimantas Sipas, COO do IEG no Brasil, organizadora dos eventos.
“É um projeto que serve de inspiração, pois transformaram desperdício em oportunidade e responsabilidade, mostrando que sustentabilidade e eficiência podem caminhar juntas no ambiente corporativo”, completa.
Léa Lobo, head de conteúdo da InfraFM, acrescenta que a feira se orgulha de proporcionar um espaço para que iniciativas transformadoras como essa sejam compartilhadas e ampliadas em toda a cadeia produtiva.
A Expo InfraFM reunirá mais de 140 expositores apresentando as últimas novidades em produtos, serviços e tecnologias.
8 TRILHAS E MAIS DE 100 PALESTRANTES
O Congresso InfraFM será dividido em oito trilhas temáticas (estratégia, gestão de terceiros, workplace, ESG, wellness, prédios existentes, operações e tecnologias), com mais de 100 palestrantes.
Durante os três dias de evento, ele irá mostrar como as inovações em sustentabilidade, liderança e tecnologia estão transformando os rumos das organizações.
A abertura oficial será às 14h do dia 9, feita por Léa Lobo. Ainda no primeiro dia, visitas técnicas vão proporcionar uma imersão aos profissionais de em infraestruturas complexas e inovadoras.
Nos dias 10 e 11, o evento será dividido em dois palcos, com três palestras pela manhã (10h, 11h e 12h) e mais quatro pela tarde (14h30, 15h30, 16h30 e 17h30).
SERVIÇO:
Data: 9 a 11 de junho de 2025
Horários Expo: dia 9, das 14h às 20h | dias 10 e 11, das 10h às 20h
Horários Congresso: dia 9, das 14h às 17h | dias 10 e 11, das 10h às 17h30
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Azul
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, SP.