Iniciativa SAVE FOOD da Messe Düsseldorf continua com novos projetos

Anúncio

Com preços em alta, distúrbios nas cadeias de entrega, mudanças climáticas e uma população crescente, o mundo enfrenta uma crise alimentar. 

Ao mesmo tempo, cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são jogados fora todos os anos. Até 2030, esse número deverá subir para 2,1 bilhões. 

A SAVE FOOD, a iniciativa fundada por Messe Düsseldorf, interpack e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), quer mudar exatamente isso.

Durante a pandemia do COVID-19, o projeto foi parcialmente suspenso. Agora, há um recomeço com planos e projetos para o futuro. Como uma feira líder internacional, a interpack desempenha um papel fundamental para a SAVE FOOD. 

Anúncio

“Contribuímos com o que nos torna especiais: somos uma rede internacional, incentivamos a inovação e chamamos a atenção para questões em todo o mundo”, diz Bernd Jablonowski, Diretor Executivo da Messe Düsseldorf. 

“SAVE FOOD é uma parte importante do compromisso da Messe Düsseldorf com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU com foco no meio ambiente e na sociedade. SAVE FOOD é a nossa contribuição muito direta para alcançar o ODS 12.3 – reduzir e combater o desperdício de alimentos”, completa.

A SAVE FOOD segue uma abordagem holística para garantir que a redução da perda e do desperdício de alimentos seja tecnicamente, economicamente, ecologicamente e socialmente aceitável, viável e eficaz. 

Isso começa com a agricultura, continua com a produção de alimentos, a indústria de embalagem e processamento, bem como o varejo e, finalmente, chega ao consumidor individual.

PESQUISA PARA SAVE FOOD NO ISTANBUL BAU.

Um grande estudo da Universidade Bahçeşehir (BAU) em Istambul está entre os novos projetos da Iniciativa SAVE FOOD. 

O objetivo é produzir embalagens de alimentos biodegradáveis ​​a partir de resíduos de alimentos ou de subprodutos da produção de alimentos.

Embora a embalagem tenha uma função protetora e ajude a reduzir a perda de alimentos, os resíduos plásticos não reciclados são um dos maiores problemas para o meio ambiente do nosso tempo. 

Materiais de embalagem inovadores podem oferecer uma importante contribuição para a redução desse desperdício. 

A crescente demanda dos consumidores por embalagens ecologicamente corretas e recicláveis ​​fornece um impulso adicional para pesquisar alternativas biodegradáveis ​​e compostáveis ​​aos plásticos.

A BAU trabalhará em seu projeto piloto junto com um parceiro da indústria de embalagens e um do setor de alimentos. 

O estudo é apoiado pelo Escritório Regional da FAO para a Europa e Ásia Central, bem como pela Interpack. Um primeiro protótipo será apresentado na interpack 2023, agendada para 4 a 10 de maio, em Düsseldorf. 

Esta feira é um evento muito importante para a transferência de conhecimento, bem como para networking e inspiração em torno de Processing & Packaging. São esperados cerca de 2.700 expositores de todo o mundo.

Mais informações sobre o projeto em www.save-food.org