Após 10 anos como referência para todo o elo da cadeia de moda e consumo nacional e América Latina, o Inspiramais – Salão de design de materiais para moda, realizou sua primeira edição em formato 100% digital.
O projeto aconteceu de 25 a 27 de agosto com a missão de manter-se como responsável por impulsionar o processo criativo de toda a indústria de confecção, têxtil, calçadista, moveleiro, automotivo, acessórios e bijuterias – nacional e na América Latina – unificando linguagem e metodologia para toda a cadeia produtiva. Após o evento tudo pode ser conferido pela plataforma https://inspiramaisdigital.com.br
Segundo a organização, em três dias o Inspiramais recebeu mais de 40 mil acessos nos 150 estandes virtuais, o que gerou 3 mil agendamentos de negócios com as empresas. Entre projetos, palestras e lançamento de produtos, ao todo foram 166 mil páginas visitadas. O evento foi marcado por estandes virtuais, apresentação de cartelas de cores, palestras, projetos de pesquisas e rodadas de negócios.
“Foi um marco para toda a indústria e está sendo uma experiencia incrível! Entrar virtualmente em um Salão de Design e Inovação e participar de um tour, conhecer as referências mundiais, centenas de lançamentos em inovação, sustentabilidade e design, projetos inovadores, agendar rodadas de negócios nacionais e internacionais, assistir palestras, contato com diversas empresas. Não há fronteiras, nem distâncias. O mundo todo passou por aqui”, comemorou Ilse Guimaraes, superintendente da Assintecal.
Durante os três dias o Salão de Design Inspiramais realizou o Projeto Comprador – rodadas de negócios entre as empresas brasileiras de insumos e a indústrias nacionais e internacionais dos segmentos de moda e consumo. Ao todo foram realizadas 300 rodadas de negócios internacionais, entre países como Argentina, Colômbia, Peru, Equador, México, Índia, Estados Unidos, Bolívia.
Projetos
Conexão Inspiramais
Com mais de 200 produtos a disposição do mercado, o Conexão Inspiramais busca uma produção baseada em referências e inspirações únicas, pautada na brasilidade e espelhada em um vasto material de pesquisa desenvolvido por um grupo altamente gabaritado de profissionais de design. Sob o tema Free-Spirit foi apresentada a proposta de referências e a metodologia baseada na pirâmide de consumo proposta para a indústria da moda: cartelas de cores, produtos inovadores e soluções em design para as categorias Luxo, Sustentabilidade, Casual, Performance, Artesanal e Tecnológico. O trabalho foi resultado de um trabalho extenso junto com as indústrias brasileiras dos mais diversos polos do país – universalizando o produto nacional e ampliando a assertividade de vendas.
Preview do Couro
O Preview do Couro apresentou amplo trabalho de pesquisa de materiais e cartela de cores, traduzindo assim as referências para as próximas coleções, o qual vai utilizar as referências para as produções de looks e produtos para os segmentos calçadistas, confecção, acessórios, moveleiro, automotivo e de bijuterias. O projeto se propões a encorajar o setor coureiro na criação, aperfeiçoamento e promoção comercial do couro acabado e autêntico, fomentando a imagem dos curtumes no exterior, elevando assim a possibilidade de vendas e valorizando toda a cadeia.
+ Estampa
Em sua 14ª edição, o Projeto +Estampa apresentou os trabalhos de estúdios de design de superfície que comercializam ilustrações, designs, padrões e estampas, oferecendo ao mercado novos materiais, texturas e sensações que provocarão novas percepções do público. Com espaço exclusivo apresenta três estampas por estúdio conectados à pesquisa do PREVIEW 2022_I. As estampas foram formatadas com imagens em movimento trazendo uma nova opção de exposição. O projeto +Estampa teve a realização da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtume do Brasil (CICB) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Projeto Comprador – Rodadas de negócios internacionais
Ação realizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) por meio do By Brasil Components, Machinery and Chemicals, que recebeu buyers internacionais via Projeto Comprador. Com inscrições de mais 50 empresas de países como Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Índia, México, Peru e Uruguai, que participarão de rodadas de negócios junto as indústrias e marcas brasileiras. As rodadas são agendadas e aconteceram dentro de espaços virtuais, com apresentação de produtos em vídeos, por câmera e atendimento personalizado em salas de conferência.