Inspiramais encerra sua edição semipresencial com preview da temporada 2023_I

Anúncio

O corpo é um arquivo do tempo. O registro da história humana. Está diretamente relacionado com aspectos sociais, culturais, econômicos e comportamentais.

É a partir dessas premissas que o Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais trabalhou na construção das referências que compõem o tema da temporada 2023_I: Corpo.

“O corpo tem extrema importância no tempo em que estamos vivendo. Expressa nossa fragilidade e nossa força para continuarmos a projetar esperança e vida”, destacou o coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais, Walter Rodrigues, no último dia do evento digital, na última sexta-feira (16).

Mantendo a tradição, o Inspiramais terminou apresentando o preview da próxima temporada, resultado de um trabalho desenvolvido em abril, a partir da pesquisa elaborada por dez designers que compõem o Núcleo de Pesquisa.

Anúncio

“O corpo é entendido como um ponto focal, dá sentido à busca por uma compreensão do seu desenvolvimento, na materialização de novos comportamentos, sejam eles de consumo, de saúde, de comunicação, afinal, ele fala”, defendeu Rodrigues.

As referências demonstram a ligação do tema com a ciência. O corpo ligado à saúde, à prática de exercícios, manutenção da forma física e reações do corpo.

A dança aparece como um meio de libertação do corpo, uma oportunidade de estar perto do outro.

Outra narrativa ligada ao tema de 2023_I é a diversidade e os múltiplos corpos. As diversas formas físicas, as peças sem gênero, os portadores de deficiência, todos encontram espaço na moda.

“Cada vez mais, esses gêneros fluídos, essas percepções, passam pela ideia do corpo de transcender a questão da moda. Nós que estamos fazendo matérias-primas temos que assimilar todos esses conceitos e trazer isso para os produtos”, explicou.

A sustentabilidade também é lembrada na temporada integrada ao tema. E o corset é uma peça que demonstra uma mudança de postura, ligada à imagem de poder, com  silhuetas ajustadas e um ar de soberania.

Em relação aos materiais e formas, surgem peças de couro encerado, lustrado, uma luz que incide sobre os tecidos, além de matérias pesadas, mas com caimento, em modelagens amplas, que criam volume nos ombros e golas.

Também aparecem malhas de neoprene, tricôs pesados, estruturados e novas modelagens das jaquetas perfecto.

Elementos como a estamparia que lembra carimbos de corpos, a aparência emborrachada, o efeito vítreo, as peças douradas, os pelos e o estilo destroyer – com a reutilização de peças já construídas – completam os elementos que ajudam a contar a história ligada ao Corpo.

Além da palestra sobre o tema do próximo Inspiramais, o encerramento do evento contou com a apresentação dos artigos produzidos por curtumes que participaram do projeto Preview do Couro, liderado por Marnei Carminatti, consultor em Gestão de Design do Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais

Em quatro dias, o único salão de soluções em sustentabilidade, tecnologia e moda para confecções, bijuterias, calçados e móveis da América Latina contou com palestras de inspiração, rodadas de negócios nacionais e internacionais, exposição de materiais e promoveu o networking entre os participantes.

Experimentando o formato de mostra semipresencial, a Abicalçados recebeu uma exposição física e exclusiva, pela qual passaram compradores interessados nos principais lançamentos.