Intermodal South America completa 25 anos com balanço positivo

Anúncio

Ao longo de 25 anos, a Intermodal South America acompanha as transformações do país. Três presidentes, planos econômicos, crises mundiais, cenários otimistas e pessimistas fizeram e fazem parte do maior evento das Américas direcionado para os setores de logística, transporte de cargas e comércio exterior. E é justamente em momentos como este, quando um novo presidente assume os destinos da nação, que a feira mostra a sua força e importância de apontar os rumos que o setor produtivo vai seguir nos próximos anos.

“Um governo que assume com o compromisso de romper com muitas das políticas de gestões anteriores sempre provoca um suspense no mercado. Esta 25ª edição da Intermodal South America mostrou, no entanto, que o momento é de retomada e de pensar positivamente. O ambiente de negócios foi intenso e novas parcerias foram consolidadas ao longo do evento. O balanço da feira é de que o país pode contar com os segmentos de logística, transportes de cargas e comércio exterior para promover o desenvolvimento. O setor está preparado”, salientou Marco Basso, presidente da Informa Exhibitions.

A Intermodal South America reuniu, entre os dias 19 e 21 de março, um público formado por executivos com alto poder de decisão, para conferir as soluções, produtos e serviços de 400 marcas expositoras de 22 países. Esta é a primeira edição da feira organizada pela Informa Exhibitions, que em junho de 2018, tornou-se o grupo líder em serviços de informação B2B e o maior organizador de eventos B2B no mundo.

O evento contou, também, com a presença do governador do Paraná, Ratinho Junior, e do governador de Goiás, Ronaldo Caiado. “A Intermodal foi um grande sucesso de público e de volume de negócios. Estamos muito satisfeitos porque tivemos a confirmação do mercado que a feira é realmente uma ferramenta para a prospecção de negócios. A próxima edição já tem data marcada, de 17 a 19 de março. Esperamos todos lá”, disse a gerente geral do portfólio de infraestrutura da Informa Exhibitions, organizadora do evento, Márcia Gonçalves.

Anúncio

Público altamente qualificado, formado em grande parte por executivos com alto poder de decisão, e um ambiente dinâmico de negócios, impulsionado pela abrangência de toda a cadeia produtiva da logística, transporte de cargas e comércio exterior. Este é o balanço que grandes players expositores da Intermodal South America fazem desta edição comemorativa de 25 anos.

A decisão adotada em 2018 de incorporar no escopo de expositores empresas relacionadas às operações da armazenagem, distribuição e dos condomínios logísticos, entre outros segmentos da intralogística, também refletiu positivamente no evento.

Autoridades destacam importância da Intermodal para mostrar os caminhos

Os setores de logística, transporte de cargas e comércio exterior mandaram um recado para o novo governo nesta 25ª Intermodal South America: a iniciativa privada está preparada para os novos desafios que o país apresenta. O clima na feira foi de otimismo. “Estamos na Intermodal desde o início e esta edição nos surpreendeu pelo ambiente de negócios. Estamos em um período de mudanças, o que sempre cria um clima de cautela. Não é o caso. Vi empresas firmando parcerias e novas tecnologias sendo apresentadas”, destacou Bayard Freitas Umbuzeiro Filho, presidente da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra).

A Associação Brasileira de Logística (Abralog) realizou, durante a Intermodal, a XXII edição da Conferência Nacional de Logística. “A Intermodal South America permitiu que os grandes players discutissem os rumos do setor no país. O momento foi o ideal, pois estamos em um período de mudanças que exige a união do segmento”, disse o presidente da entidade, Pedro Moreira. Ao longo de três dias, a conferência abordou temas como Global Supply Chain; Cadeia de Suprimentos Integrada: Indústria, Varejo e E-Commerce; e o Futuro da Logística, Transporte e Infraestrutura.

Antaq prevê que setor portuário brasileiro crescerá 3,5% em 2019

O diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Francisval Mendes, anunciou, durante participação na 25ª edição da Intermodal South America, que a projeção do órgão é de que os portos e terminais em operação no país movimentem 1,156 bilhão de toneladas em 2019, registrando crescimento em torno de 3,5% em comparação com o ano passado. Destacou ainda que, em 2018, houve um crescimento de 13% no transporte de contêineres pela cabotagem, na comparação com o ano anterior. Foram transportados 1,359 milhão de teus pelo modal no ano passado.

Mendes apontou, também, as perspectivas de aumento dos investimentos privados no setor portuário. “A ANTAQ realizará as licitações de quatro áreas e suas infraestruturas públicas, sendo três arrendamentos no Porto de Cabedelo, na Paraíba, e um no Porto de Vitória. As quatro áreas totalizam R$ 200 milhões em investimentos e se destinam à movimentação de granéis líquidos, especialmente combustíveis.” Os leilões acontecerão nesta sexta-feira (22), na B3, em São Paulo.

Em 5 de abril, também na B3, a Antaq realizará os leilões de outras seis áreas, sendo cinco no Porto de Belém e uma no Porto de Vila do Conde, todas no Estado do Pará. Essas áreas também movimentarão granéis líquidos, especialmente combustíveis, e somam mais R$ 425 milhões em investimentos.

A 26ª edição da Intermodal South America já tem data marcada e vai acontecer entre os dias 17 e 19 de março de 2020, também no São Paulo Expo, em São Paulo (SP).