Intersolar Summit Brasil Nordeste 2022 colocou o Ceará em destaque por seu potencial energético

Anúncio

O congresso Intersolar Summit Brasil Nordeste foi realizado com sucesso em Fortaleza, no final de abril, juntamente com o Congresso RTI de Provedores de Internet e Data Centers.

Foram dois dias de palestras, debates e exposições, que levaram quase 3 mil participantes ao Centro de Eventos do Ceará, gerando negócios e networking.

Os principais temas abordados foram as energias renováveis, como a fonte solar fotovoltaica e o hidrogênio verde, que estão aquecendo o mercado, promovendo a diversificação da matriz energética e foram apontados como o futuro do setor elétrico nacional.

O Ceará, sede desta edição do evento, teve grande destaque, contando com palestra de abertura do coordenador de Atração de Empreendimentos Industriais Estruturantes da Secretaria da SEDET, Sério Araújo de Sousa.

Anúncio

O estado possui atualmente 21 parques fotovoltaicos em operação e 74 projetos em andamento, que representam um investimento de cerca de R$ 15 bilhões.

O coordenador de Energia da FIEC e Presidente da CSEnergias/CE, Joaquim Rolim, também participou da sessão abordando um panorama do setor de energias renováveis, as tendências e desafios.  

O Futuro do Setor Elétrico foi discutido em uma sessão especial, que recebeu especialistas e o Secretário de Energia e Telecomunicações da Seinfra – Secretaria de Infraestrutura, Adão Linhares Muniz.

Ainda no primeiro dia de evento, 27, houve painel sobre a Geração Distribuída e o novo Marco Legal moderado por Joaquim Rolim, Coordenador de Energia da FIEC e Presidente da CSEnergias/CE.  

No segundo dia do Summit, 28, aconteceu a palestra Geração Híbrida e Hidrogênio Verde, com participação do Diretor de Infraestrutura Adece, Expedito Parente Jr., entre outros especialistas.

Outros temas debatidos nos painéis do congresso foram Geração Distribuída Solar Fotovoltaica, Custo de Energia no Brasil e Armazenamento de Energia na Transição Energética, reunindo grandes nomes do setor elétrico nacional e também palestrantes internacionais.

No total, mais de 300 congressistas assistiram as discussões, que abordaram aspectos tecnológicos, econômicos, políticos, legais e regulatórios.  

Realizado pela Aranda Eventos & Congressos, Solar Promotion International GmbH, Pforzheim, e Freiburg Management and Marketing International GmbH (FMMI), o Intersolar Summit Brasil reuniu, nesta sua edição Nordeste, 50 empresas expositoras, incluindo players de diversas ramificações da cadeia produtiva e comercial da energia fotovoltaica internacional.