A Fagga | GL events Exhitions encerra 2014 com a marca de 516 mil visitantes nas feiras organizadas em 2014. No total, foram investidos R$ 70 milhões em 15 feiras realizas em quatro estados – Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina, além do pavilhão brasileiro da Expo Cruz, realizada na Bolívia.
“Foi um resultado muito bom que confirma o crescimento do mercado de feiras no Brasil e sinaliza um grande potencial para os próximos anos”, comemora a diretora geral da Fagga, Vânia Tavares, acrescentado que o segmento desempenha um papel importante para o turismo. “As feiras estão entre os eventos que mais atraem o turismo de negócios”, comenta a executiva que destaca também os benefícios indiretos desse segmento. “Eventos bem realizados deixam uma imagem positiva e o visitante que tende a retornar e a indicar o destino, aumentando o potencial da cidade e de negócios”.
Ao analisar o desempenho da Fagga, Vânia Tavares considera que as ações de capacitação realizadas simultaneamente às feiras se mostraram um importante atrativo para o público. “Há uma demanda crescente por uma agenda simultânea de cursos, oficinas e workshops, em paralelo às feiras. As pessoas buscam combinar negócios com treinamento, aproveitando para se atualizarem sobre as novidades e novas tecnologias”, afirma. “A Fagga já vem investindo nesse nicho e nas feiras desse ano a programação paralela foi ampliada e tivemos ótimo retorno”, conclui.
Entre as feiras realizadas pela Fagga | GL events Exhitions, destaque para a Bienal do Livro de Minas, que atraiu 260 mil visitantes em novembro e se consolidou como o principal evento cultural da capital mineira.
O mercado de cervejas especiais, cuja tendência de crescimento vem se comprovando a cada ano, já tem eventos consolidados no calendário: o Degusta Beer & Food (realizado em agosto, em São Paulo) e o Mondial de La Bière (realizado em novembro, no Rio de Janeiro), atraíram juntos mais de 30 mil pessoas.
Moda e beleza também estão entre os setores com destaque. Com duas edições anuais há 10 anos consecutivos, o Première Vision, apresenta as últimas novidades em matéria-prima para o mercado de confecção e atraiu, esse ano, 14 mil profissionais do mercado de moda. Já as feiras de beleza demonstram fôlego crescente, estimuladas pelo crescimento do segmento. Juntas, as edições da Estétika (São Paulo e Minas Gerais) e a Hair & Beauty Rio de Janeiro) atraíram 75 mil profissionais.
As duas edições da Construir (Minas e Rio de Janeiro) receberam mais de 90 mil visitantes de perfil variado, como arquitetos, construtores, engenheiros e decoradores, todos em busca das últimas novidades em tecnologias e materiais. Uma das 10 maiores feiras de franquias do mundo, a Expo Franchising ABF-Rio contabilizou 28,6 mil visitantes em busca das melhores oportunidades de negócios e empreendedorismo.
As demais feiras da Fagga, voltadas para mercados mais específicos, atraíram juntas 18 mil visitantes: ExpoAseac, para o setor de saneamento básico, IACP Interseg, destinada ao mercado de segurança, e a RioContentMarket, para o mercado de comunicação e publicidade.
Fagga / GL events Exhibitions – www.fagga.com.br / GL events Brasil – www.gleventsbrasil.net