Investimentos reforçam a posição de Belém para receber grandes eventos

Anúncio ABIMAD39

O governo do Pará tem realizado investimentos para fazer de Belém em centro de referência para grandes eventos esportivos, culturais e corporativos.

A cidade vem se consolidando no cenário internacional com equipamentos modernos e capazes de sediar uma série de eventos de destaque. Com efeito, Belém ganha visibilidade como um dos principais destinos de turismo esportivo e de negócios na região Norte do Brasil.

Ainda, neste ano de 2024, a capital paraense será a sede de dois jogos pelas eliminatórias para a Copa América de Basquete Masculino (AmeriCup 2025), competição que ocorrerá na Nicarágua, ano que vem.

Os jogos pelas eliminatórias serão realizados na Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho), nos próximos dias 21 e 24 de novembro, quando a Seleção Brasileira vai enfrentar o Uruguai e o Panamá, respectivamente.

Anúncio

“Sem dúvida, grandes eventos chegando, consolidando Belém, consolidando o Pará como rota dos eventos esportivos, para que nós possamos proporcionar e integrar, através do esporte, a comunidade”, destacou o governador Helder Barbalho.

Para 2025, os destaques são a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, marcada para novembro.

Mas, Belém também já foi escolhida para receber a final da Supercopa do Brasil, que colocará frente a frente o campeão do Brasileirão e o campeão da Copa do Brasil, em janeiro de 2025.

O jogo do Brasil deve marcar a estreia da competição fora do eixo centro-sul do país. Além disso, a capital paraense será palco das eliminatórias para a Copa do Mundo de Basquete Masculino que ocorre em 2027 e uma das sedes da Copa do Mundo Feminina de Futebol, também em 2027.

O governador Helder Barbalho destaca que o planejamento para esses eventos é resultado de uma visão estratégica de longo prazo.

“Estamos construindo um calendário que possa permitir com que haja a busca por Belém, a busca pelo Estado do Pará, de forma perene”, afirmou.

“Que não fique restrita apenas ao Círio de Nazaré ou localizada na COP 30, e sim mensalmente termos grandes eventos na nossa capital”, completou.

O principal palco de eventos esportivos e shows da capital paraense, o estádio do Mangueirão foi modernizado e entregue à população em 2023, e já recebeu a Seleção Brasileira de futebol em jogo pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de Futebol de 2026.

A lista de grandes eventos em Belém é admirável. Este ano, a cidade já realizou a Feira Pan-Amazônica do Livro, a maior do Norte do Brasil, que atrai leitores e escritores de todo o país.

E, também, recebeu os circuitos regionais e nacionais de artes marciais, o Pré-Olímpico de Basquete Feminino e uma etapa nacional de esportes paralímpicos. Essas competições aconteceram entre o Mangueirão e Mangueirinho.

GRANDES FESTIVAIS E TRADIÇÃO CULTURAL

Belém também é reconhecida por sua tradição cultural. O Círio de Nazaré, maior manifestação religiosa do Brasil, atrai mais de dois milhões de fiéis e turistas durante a quadra nazarena.

No mês de junho, o Parárraiá, o maior evento junino da região Norte, reuniu este ano, mais de 500 mil pessoas em uma semana de programação, com shows e apresentações culturais.

Para 2025, a capital paraense será o palco do Festival “Amazônia para Sempre”. Uma iniciativa realizada em parceria com os organizadores do Rock in Rio, que trará para a cidade, uma banda internacional de renome.

O festival é um marco para a valorização da cultura amazônica e a mobilização ambiental, integrando música e sustentabilidade.

O setor de negócios também se destaca na agenda de eventos de Belém. Em 2024, a cidade recebeu importantes Grupos de Trabalho e Forças-Tarefas da Cúpula do G20, com foco ao turismo, meio ambiente e sustentabilidade, incluindo a Pré-Cúpula do Youth20 (Y20).

 “Estamos garantindo com que o turismo seja gerador de empregos, gerador de renda e de grandes oportunidades ao nosso estado”, finalizou Barbalho ressaltando a contribuição desses eventos para a economia paraense.  *Com informações da Agência Pará | Crédito da imagem: Wellyngton Coelho