A Pitti Uomo, maior feira de roupas masculinas do mundo, está preparando uma edição física compacta com menos marcas e compradores em meio à queda no número de infecções por Covid-19 na Europa.
A 100ª edição da feira espera apresentar 300 marcas, de 30 de junho a 2 de julho, após ter sido cancelada duas vezes desde o início da pandemia.
O evento também contará com mais marcas italianas do que o habitual, como Brunello Cucinelli, Caruso e Save the Duck, disseram os organizadores durante uma coletiva de imprensa online.
“Devido aos números que estão caminhando na direção certa – graças às vacinas – foi importante lançar uma mensagem positiva”, disse Raffaello Napoleone, CEO da Pitti Immagine, a organização por trás da Pitti Uomo.
Ele também ressaltou que é importante arriscar e investir em uma edição física, mesmo que seus resultados financeiros não cheguem no número esperado.
A feira acontecerá em seu clássico local, dentro da Fortezza da Basso, em Florença, com cinco estações de teste corona e medidas para evitar filas – o que nas edições anteriores era um sinal de um evento movimentado e de sucesso.
A Pitti Uomo teve permissão para retornar fisicamente depois que o governo italiano manifestou seu apoio às feiras que desempenham um papel importante nas exportações do país.
Nas últimas semanas, grandes feiras europeias como Modefabriek e a primeira semana de moda de Frankfurt cancelaram suas edições físicas, apesar da diminuição do número de infecções.
Os repetidos bloqueios também pesaram sobre os varejistas em toda a Europa, com 70.000 lojas apenas na Itália em risco de fechamento.
A diminuição dos varejistas de moda e das restrições de viagens significa que cerca de 7.000 a 8.000 compradores irão visitar, ou metade do que a feira costuma ver, disse Napoleone.
Ele espera que compradores da Europa e América do Norte compareçam, enquanto seus pares do Japão, China e Coréia ficarão em casa por causa das restrições de viagens. “Os bons compradores estarão aqui e poderemos oferecer a eles uma boa seleção”, finaliza Napoleone.