Evento reuniu grupo seleto de executivos para conhecer potencial da cidade mexicana para M.I.C.E.
O México possui uma invejável capacidade de trabalhar seus destinos turísticos. Ano após ano o país apresenta ao mercado algo novo, que começou lá atrás com Acapulco, passou por Cancun e, nos últimos anos, com novas regiões, como Puerto Vallarta, Riviera Nayarit e Riviera Maya.
Se você, no entanto, quer a exclusividade de um destino Premium e, ao mesmo tempo, ideal para eventos, congressos e incentivos, não pode deixar de conhecer Los Cabos, mais uma das joias mexicanas – até agora praticamente só “descoberta” por norte-americanos. Foi neste local, situado ao Sul da Península da Baixa Califórnia, que o Grupo Radar de Comunicação realizou o seu sétimo International Trade Fairs and Events Meeting (ITFEM). Criado por Octavio Neto, CEO do Grupo Radar, o ITFEM reuniu no início de outubro um seleto grupo de empresários brasileiros que puderam acompanhar como o destino está se preparando para os próximos anos e se tornando cada vez mais um local ideal para o segmento M.I.C.E.
Alejandra Garza Carranza (Conselho de Promoção Turística do México no Brasil); Angelo Derenze (Shopping D&D); Bruna Freitas (AeroMéxico); Carlos Clur (Grupo Eletrolar); Carlos Correa (APAS); Celso Santi (Programasom); Gabriela Baumgart (Cidade Center Norte); Juan Pablo de Vera (Reed Exhibitions); Kito Mansano (Rock Comunicação); Marcelo Barone (Concierge de Viagem); Murilo Reggiani (Vult Cosmética); Nico Prochaska (BEM+ Comunicação Integrada); Paulo Ventura(Expo Center Norte); Romano Pansera (Promovisão); Silvana Torres (Mark Up); Toni Sando (UNEDESTINOS) e Varinia Cantaux (Red Star Brasil) partiram no Boeing 777 da Aeroméxico (apoiadora do evento) rumo à Cidade do México e, de lá, seguiram para San José del Cabo, uma das duas cidades que formam Los Cabos. “Operamos com o 777 e, depois de julho do ano que vem, passaremos a utilizar o 787-900 para fazer esta ligação”, comenta Bruna Freitas, gerente comercial da empresa no Brasil. Entre o tempo de conexão do voo que pousou na Cidade do México e o que partiria para Los Cabos foi possível conhecer e usufruir da hospitalidade da Sala VIP da companhia aérea.
Ao desembarcar e trafegar pelo corredor turístico (cerca de 28km onde estão concentrados os principais hotéis do destino) já é possível perceber que Los Cabos é diferente de tudo o que se pensa sobre o México. Localizado em uma região de deserto, o bege amarelado da terra e a vegetação rasteira e de cactus contrastam com o mar azul de Cortés e o verde dos campos de golfe que permeiam a região. São 14 no total e mais dois em construção.
Em 2013 Los Cabos recebeu o selo de destino virtuoso, algo que temos muito orgulho e que traz uma qualidade como um todo para o destino. Na hotelaria hoje são 5 hotéis virtuosos e, até 2019, a pretensão é que este número aumente para 10”, afirma Fernanda Barone, da Concierge de Viagem, empresa representante do destino de Los Cabos no Brasil e apoiadora do ITFEM.
No Grand Sheraton Hacienda del Mar Golf & Spa Resort, palco do ITFEM, mais surpresas. A começar pela recepção dos convidados com drinks personalizados com as logomarcas das empresas participantes. Outro aspecto que chamou a atenção foi a própria atmosfera do hotel, construído em formato de uma típica fazenda colonial mexicana que contrasta com a sofisticada culinária e com os serviços, que justificam o empreendimento se enquadrar na categoria Grand da rede. “Criamos esta categoria para distinguir os melhores Sheratons do mundo. Hoje, são 34 e três estão na América Latina [Panamá, Rio de Janeiro e Los Cabos]. O que nos distingue são cinco fatores: restaurante e bares signature; arquitetura única; exclusividade do destino; SPA e também a excelência no serviço”, explica Ricardo Iriarte, gerente de Vendas, Turismo e Viagens do Grand Sheraton Hacienda del Mar Golf & Spa Resort.
No primeiro almoço do grupo, o restaurante do hotel ofereceu o melhor da culinária mexicana e, no jantar, outra experiência marcante: noche de mercado. “Esta foi uma ideia do nosso chef, de tirar o buffet do restaurante e transformar uma área aberta como se fosse um mercado, onde cada barraca é uma estação para preparar alguma coisa, seja frutos do mar, sobremesa, uma só de saladas, etc”, explica Renato Mendonça, gerente geral do hotel.
Utilizar as áreas públicas para eventos é apenas uma das opções oferecidas pelo Grand Sheraton Hacienda del Mar Golf, que conta também com um centro de convenções – o maior espaço fechado para eventos de Los Cabos. Restaurantes, piscinas e até mesmo a praia semi-privativa são muito procuradas para a realização de eventos corporativos e, principalmente, casamentos: cerca de 50 são celebrados por ano no empreendimento.
Atualmente, o parque hoteleiro de Los Cabos conta com 15 mil habitações, número que irá aumentar em 4 mil até 2018, graças a marcas mundialmente reconhecidas de hotelaria que estão chegando. Serão 25 novidades entre remodelações e novos hotéis, como Hard Rock, Park Hyatt, Four Seasons e Ritz-Carlton.
Deste renovado parque hoteleiro, os executivos puderam conhecer os empreendimentos Hilton Los Cabos, ME Cabo e JW Marriott. Ao contrário de site inspections habituais – que muitas vezes podem se tornar cansativos – os hotéis literalmente abriram suas portas e piscinas, permitindo que os convidados utilizassem suas dependências para que realmente tivessem a sensação de hóspede.
Os participantes do ITFEM puderam conferir que não são só os hotéis e paisagens que fazem de Los Cabos um lugar especial. Entre as atividades realizadas pelo grupo estão passeio de veleiro, mergulho, bungee-jump, tirolesa, off-road pelo deserto e jantares surpreendentes. Um destes jantares aconteceu no Restaurante Acre, que trabalha apenas com produtos orgânicos e está desenvolvendo uma área para, no futuro, também receber eventos.
Outra atividade que chamou a atenção foi uma clínica de golfe realizada no Puerto Los Cabos Golf Club. “Somos muito reconhecidos pelos campos de golfe, inclusive sendo chamados de a Meca do golfe da América Latina”, explica Luis Palácios, diretor comercial da FITURCA.
Torneios de golfe são apenas alguns dos eventos que Los Cabos recebe anualmente. A lista conta ainda com Los Cabos Open of Surf, Aberto Mexicano de Tenis (ATP), Los Cabos Billfish Tournament, Ironman, Festival Internacional de Filmes de Los Cabos, entre outros.
Fundada em 1986 e há 12 anos trabalhando em Los Cabos, a EPIC DMC foi uma das empresas apoiadoras do ITFEM no México, colaborando e mostrando que realmente o suporte existe no destino. “Tudo é possível, apenas precisamos de um pouco de tempo. Basta falar o que vocês tem em mente, que nós trabalhamos para realizar. Podem contar conosco como parceiros em Los Cabos”, garante o gerente geral da empresa em Los Cabos, Hector Giles.
Além de fazer 350 dias em média de sol, outro atrativo do destino – e que engloba o México como um todo – é que não é necessário visto de entrada e o governo oferece, para quem realiza eventos internacionais, uma economia de 16% graças ao incentivo fiscal entre recinto de feira e hotel. Outro destaque positivo é sua posição geográfica em relação aos Estados Unidos e Canadá, que permitem até mesmo realizar um evento utilizando, quem sabe, dois destinos. “Estamos a duas horas de Los Angeles, Dallas, Texas e Cidade do México. Cerca de cinco horas de Nova York. Isto nos dá uma proximidade muito grande dos principais hubs do México, Estados Unidos e Canadá”, comemora Palácios. Tantos benefícios fazem com que o aeroporto de Los Cabos receba mais passageiros dos Estados Unidos do que o próprio aeroporto da capital do país, Cidade do México.
Novas amizades, negócios e experiências foram marcas que ficarão guardadas desta 7ª edição do ITFEM. Como disse um dos convidados, a relação de viagem é o melhor presente que se pode dar. Ela não envelhece, fica na memória para sempre e, quanto mais o tempo passa, a recordação fica ainda mais gostosa.
Por Luis Orsolon
Fotos : Fredy Uehara
Texto tirado da Radar Magazine edição 35.
Para ter acesso a versão digital da Radar Magazine 35, acesse: https://issuu.com/revistaradarmagazine/docs/_book_rm35_issu_4d214ddc48d373