No último dia 05 de Agosto, teve fim a primeira Edição do evento de negócios pioneiro e o único do país voltado para o segmento de gastronomia japonesa e asiática, a Japan & Asian Food Show – Feira e Workshop de Restaurantes & Culinária Asiática.
Durante 3 dias de evento 50 expositores apresentaram suas novidades para 3.200 visitantes profissionais vindos de 24 estados brasileiros e de oito países: Canadá, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Japão, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
A segmentação foi um dos pontos mais elogiados pelas empresas presentes, por conta da feira ter se concentrado em um segmento específico, evitando dispersão.
O que também ganhou destaque foi o formato que deu pesos iguais à realização de negócios e à qualificação profissional. Entre palestras, mesas-redondas, workshops e aulas-show. O evento contou com 39 atividades gratuitas, durante 47 horas. Algumas delas reuniram chefs consagrados da gastronomia oriental, como Shin Koike, Maurício Santi, André Ahn, Yong Lim e Hirotoshi Ogawa, principal nome do sushi no Japão.
“Nós acreditamos muito no potencial de crescimento do segmento de gastronomia japonesa e asiática, e temos certeza de que tanto a Japan & Asian Food Show quanto o próprio mercado vão se desenvolver muito nos próximos anos”, comentou Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal Feiras, promotora do evento.
Segundo o executivo, nos meses que antecederam a feira a promotora fez um trabalho de campo em 149 bairros da capital paulista e levantou mais de 800 restaurantes do gênero. Com isso, a estimativa é de que existam cerca de 3.000 estabelecimentos em toda a cidade e perto de 10.000 em todo o País. “Sem dúvida, é um grande mercado que precisa ser atendido, e a visitação qualificada de quase todos os Estados e também do exterior nos mostra que a feira será uma plataforma importante para esse fim”.
Inspirada nos eventos realizados em Tóquio e Nova York, em sua primeira edição a Japan & Asian Food Show integrou a agenda oficial das comemorações dos 120 anos do Tratado de Amizade, Navegação e Comércio Brasil-Japão.
Fonte: Primeira Página