Em um país com escassez de terras cultiváveis e de mão de obra, a agrotecnologia tem aumentado a precisão no monitoramento e na manutenção da lavoura, mesmo sem uso de terra ou então em áreas com acesso limitado à água, uma preocupação crescente em todo o mundo.
A topografia limita muito a agricultura do Japão, que consegue produzir somente 40% dos alimentos de que precisa.
Cerca de 85% do território é ocupado por montanhas e a maior parte do que resta de área agricultável é dedicada ao arroz, cultivado em tanques intensamente irrigados.
A alta tecnologia tem permitido a expansão da área cultivável sem uso de terra. Através da produção em estufas e hidroponia, o Japão conseguiu expandir a produção de frutas e hortaliças.
Para abraçar este setor a Greenhouse Horticulture & Plant Factory Exhibition / Conference (GPEC) 2022 será realizada de 20 a 22 de julho de 2022 no Tokyo Big Sight, Japão.
O evento, organizado pela Japan Greenhouse Horticulture Association, é uma grande feira especializada em estufas modernas e tecnologias de cultivo interno.
Durante a última edição, realizada em julho de 2021, 129 expositores exibiram seus produtos para 16.288 visitantes profissionais (principalmente do Japão).