A promotora alemã Koelnmesse anunciou que fechou 2019 com 412,7 milhões de euros em vendas. O resultado representa um aumento de 15% em relação seu número recorde anterior, registrado em 2017. O lucro líquido do exercício foi de 30,5 milhões de euros após impostos, sendo um dos resultados mais fortes da história da empresa.
“Estabelecemos metas altas para 2019 e, finalmente, as alcançamos. Estamos preparados para o futuro, mesmo sabendo das grandes perdas que ocorrerão com a crise do novo coroanavirus. Queremos voltar aos negócios em setembro com a realização de nossas feiras”, comentou Gerald Böse, CEO da Koelnmesse. A principal razão para o excelente resultado de 2019 é o desenvolvimento positivo dos eventos proprietários e de parceiros da Koelnmesse em todo o mundo.
As 78 feiras e exposições realizadas em todo o mundo em 2019 apresentaram mais de 45.000 empresas expositoras de 120 países. Juntas elas somaram cerca de 2,3 milhões de visitantes de 218 países.
Estreias e aniversários
No ano passado, a CCXP COLOGNE – Comic Con Experience – foi realizada pela primeira vez, atraindo muita atenção da mídia. Já o centésimo aniversário de Anuga ficou marcado como um evento especial. O 60º aniversário da Interzum e o 50º aniversário da COLOGNE FINE ART & DESIGN também estiveram presentes na agenda. Em fevereiro de 2020, a ISM, outra feira tradicional do setor de alimentos, comemorou seu 50º aniversário.
Negócios internacionais também fecharam com um aumento significativo
A Koelnmesse conseguiu fortalecer e expandir ainda mais seus negócios internacionais em 2019, realizando 25 eventos no exterior. As vendas internacionais de feiras, exposições e participações cresceram 2,4% em relação a 2018, atingindo 37,7 milhões de euros. Entre as feiras estreantes fora da Alemanha, destaque para a 1ª ANUFOOD Brasil, realizada em São Paulo. Exemplos de desenvolvimentos particularmente positivos em 2019 foram a Cibus Tec (Itália) e a THAIFEX – World of Food Asia (Tailândia).
Koelnmesse 3.0 dentro do cronograma
Também gestora de um Centro de Convenções em Colônia, a promotora comemorou o progresso do programa de investimentos Koelnmesse 3.0 com a construção do Hall 1plus, que deve ser concluído antes do final de 2020. Os 10.000 m² de espaço adicional oferecerão novas oportunidades de longo prazo para feiras, exposições e eventos especiais com até 4.000 participantes. A primeira feira comercial no novo local será no início de 2021 com a realização da LivingKitchen em paralelo com a Imm cologne.
Apesar da perda de receita esperada para 2020, a Koelnmesse seguirá com o cronograma original em um investimento de quase 100 milhões de euros. Os investimentos incluem a conclusão do novo Hall 1plus, bem como os trabalhos de renovação nos Halls 10 e 2.
Pandemia afeta os negócios
Devido à pandemia global, todas as feiras programadas de março a agosto tiveram que ser adiadas ou canceladas: um total de dez eventos da Koelnmesse, oito feiras de outros organizadores realizados em seu Centro de Convenções e outros doze eventos que aconteceriam no exterior. “É nosso objetivo declarado sediar feiras novamente no outono”, enfatizou Gerald Böse. Em 6 de maio, o estado da Renânia do Norte-Vestfália estabeleceu o caminho para isso e permitiu que feiras e congressos recomeçassem sob certas condições.
Para atingir seus objetivos, a promotora desenvolveu um conceito detalhado para garantir a segurança de todos os envolvidos. Com a ajuda de uma matriz de simulação, a Koelnmesse está analisando cada feira para determinar quais medidas devem ser tomadas para garantir que os padrões de higiene e distâncias mínimas sejam cumpridos.
As diretrizes para operação e construção do estande também estão sendo adaptadas. A Koelnmesse oferece a seus expositores condições especiais durante a atual crise: estendeu muitos prazos de inscrição e, se precisar cancelar ou adiar eventos, a Koelnmesse reembolsará todos os pagamentos feitos.
“Com essas e outras medidas estamos contribuindo para ajudar nossos setores a retornarem às feiras”, explica Oliver Frese, Diretor de Operações da Koelnmesse.
Futuro
A Koelnmesse esperava gerar vendas de mais de 360 milhões de euros no atual exercício financeiro. Os cancelamentos e adiamentos de feiras já resultaram em uma perda de vendas e receitas totalizando centenas de milhões de euros. Já está claro que a Koelnmesse fechará 2020 com uma perda séria. Como os números se desenvolvem agora, vai depender de quando e em que dimensões os eventos poderão recomeçar. Como medida de precaução, a Koelnmesse assinou uma linha de crédito com seu acionista, a cidade de Colônia, que fornece à empresa liquidez adicional na forma de pool de caixa. Esse pool de caixa também é uma condição do Banco Europeu de Investimento para a concessão de empréstimos acordados para financiar investimentos pendentes.
“Nas condições existentes, levaremos muitos anos antes de atingirmos o nível originalmente planejado. Mas, graças à nossa boa posição inicial, estamos muito confiantes de que, em 2021 – mesmo que as vendas estejam abaixo das metas anteriores, como esperado – seremos capazes de lucro e gerar um fluxo de caixa operacional positivo novamente. Mesmo que as perdas possam retornar nos próximos anos, ainda teremos lucros acumulados no médio prazo até 2024”, finalizou Herbert Marner, Diretor Financeiro da Koelnmesse.