Para marcar seu 100º aniversário, a Koelnmesse realiza uma grande cerimônia de abertura para o centro de eventos e congressos mais avançado da Europa: o Confex.
O novo edifício, tecnologicamente e ambientalmente inovador, cria novas oportunidades para formatos de eventos inovadores na região.
Após quase três anos de construção, um elemento central do programa de investimento de um bilhão de euros, Koelnmesse 3.0, está sendo lançado conforme o cronograma.
“Há 100 anos, a Koelnmesse tem sido um centro de ideias e inovações de todo o mundo. O Confex garantirá essa posição especial para a próxima geração”, disse o Ministro-Presidente de NRW, Hendrik Wüst, por ocasião da abertura.
Wüst enfatiza que a Koelnmesse hoje é um pilar importante para a Renânia do Norte-Vestfália como local de negócios e oferece às empresas de todo o mundo uma plataforma para networking e abertura de novos mercados.
Ela não só gera valor econômico agregado para a região, mas também fortalece de forma sustentável o poder inovador e a reputação internacional da Renânia do Norte-Vestfália.
A peça central do edifício Confex, com um tamanho total de 20.500 metros quadrados, é o Confex Hall. Este salão pode ser dividido em três seções e tem espaço para 4.300 pessoas.
Há também dois níveis de conferência com 22 salas, que podem ser usadas para uma ampla gama de formatos de eventos, graças à variedade de tamanhos que variam de 27 a 205 metros quadrados.
As entradas circundantes para o Confex Hall estão diretamente ligadas ao foyer, que é banhado em luz e oferece amplo espaço para recepções, intervalos relaxantes, apresentações e eventos paralelos.
O foyer leva diretamente ao terraço ao ar livre de 5.600 metros quadrados, o Confex Plaza. O Confex está conectado a espaços adicionais, funcionalmente flexíveis, significando que a capacidade adicional pode ser adicionada conforme necessário.
“Com a nova abertura, a Koelnmesse está fechando uma lacuna que existia em nossa infraestrutura de feiras há algum tempo”, disse Henriette Reker, prefeita de Colônia e presidente do conselho de supervisão da Koelnmesse.
“Como um local especialmente atraente para congressos e eventos híbridos para mais de 6.000 convidados, o Confex atrairá novos eventos e grupos-alvo para Colônia”, completou.
O novo edifício de três andares foi projetado pelo escritório de arquitetura JSWD e se integra perfeitamente ao conjunto dos edifícios existentes da Koelnmesse.
Junto com o novo Hall 1, o Confex forma a fronteira estrutural entre os terrenos da feira no centro da cidade e o Rheinpark a oeste.
“A conclusão do novo Confex, um local para feiras, congressos e eventos, cria uma instalação que proporciona apoio decisivo à Koelnmesse enquanto posiciona seus eventos no futuro mundo das feiras”, afirmou Gerald Böse, CEO da Koelnmesse GmbH.
“O local representa flexibilidade, eficiência e apelo emocional — e assim para o futuro da indústria de feiras”, acrescentou o executivo.
A Koelncongress, subsidiária da Koelnmesse e responsável pela comercialização do Confex, já tem reservas e solicitações até o final de 2029.
“O Confex já sediará seus primeiros eventos no verão de 2024. Muitos dos organizadores estão vindo para Colônia pela primeira vez”, diz o gerente geral da Koelncongress, Ralf Nüsser.
A partir do outono europeu, grandes eventos também serão realizados no Confex, incluindo o Congresso Global UFI em novembro de 2024.
SUSTENTABILIDADE
O novo edifício também está alinhado com o compromisso da Koelnmesse com um design sustentável, de conservação de recursos e amigo do clima.
O Confex já recebeu a pré-certificação Platinum pelo Conselho Alemão de Construção Sustentável (DGNB) durante a fase de construção.
“A arquitetura não é apenas o palco para encontros e comunicação, mas é em si uma expressão de desenvolvimentos sociais e tecnológicos”, diz Jürgen Steffens, da JSWD.
Além da questão central da sustentabilidade, a conectividade digital das áreas funcionais foi colocada no centro das atenções.
Há 100 anos, a Koelnmesse tem sido um centro dinâmico para inovação, comércio e cooperação internacional.
O tiro de partida para o estabelecimento da feira veio de Konrad Adenauer em 1924. Ele lançou as bases para sua história de sucesso reconhecida internacionalmente.
Sob o lema “Ontem | Hoje | Amanhã — Koelnmesse conecta”, as celebrações de aniversário oferecerão experiências sensoriais do passado, presente e futuro.
Blocos de shows multimídia levarão os convidados em uma jornada de duas horas desde os anos 1920 até os dias atuais e para o futuro.
Após a viagem no tempo, destaques culinários serão servidos pelo chef celebridade da TV Johann Lafer e pela equipe de catering da Koelncongress em várias estações de culinária ao vivo.