A Koelnmesse está comemorando seu 100º aniversário e os resultados preliminares indicam que as empresas consolidadas alcançaram vendas recorde de 416 milhões de euros em 2023.
Seus 67 eventos em todo o mundo contribuíram para esse sucesso, incluindo 19 eventos próprios da empresa e 21 eventos de convidados, além de 3 eventos corporativos em Colônia.
A parcela de expositores internacionais foi especialmente destacada, atingindo 78%, conforme adianta Gerald Böse, CEO da Koelnmesse GmbH.
Apoiado pelo programa de eficiência RECOVER25, cálculos preliminares mostram que a Koelnmesse gerou um resultado positivo de 42 milhões de euros, superando significativamente as próprias expectativas.
O aumento nas vendas de mais de 70% é devido à ausência de restrições relacionadas à COVID e ao forte ano de eventos como parte do calendário regular de eventos cíclicos.
Enquanto a Koelnmesse alcançou vendas acima da marca dos 400 milhões de euros pela primeira vez em 2019, as vendas caíram para 94,3 milhões de euros em 2020 e se recuperaram lentamente nos anos seguintes para 134,2 milhões de euros (2021) e 240 milhões de euros (2022).
No ano fiscal de 2023, as vendas consolidadas da empresa aumentaram para um total provisório de 416 milhões de euros.
“Os acionistas apoiaram a Koelnmesse durante os difíceis anos da pandemia. Sempre estive convencida de que o negócio de feiras comerciais requer contato pessoal”, afirma a presidente do conselho de supervisão e prefeita Henriette Reker
O número de funcionários trabalhando para as empresas consolidadas da Koelnmesse aumentou para uma média de 1.106 em 2023 (ano anterior: 1.017), o que é maior do que nos anos pré-COVID.
Em toda a Alemanha, o negócio de feiras de Colônia garante mais de 18.500 empregos em tempo integral no comércio, artesanato, transporte, logística, hotéis e restaurantes.
Em 2023, o programa da Koelnmesse contou com 67 eventos ao redor do mundo, com mais de 37.800 empresas expositoras de 126 países e mais de 1,7 milhão de visitantes de 217 países.
“O ano de 2023 demonstrou de forma impressionante que as feiras comerciais continuam sendo um motor indispensável para a economia e são insubstituíveis como plataforma para compartilhar inovações e ideias pioneiras”, diz Gerald Böse.
“Mais do que nunca, as feiras comerciais são um componente importante para enfrentar os desafios do futuro e contribuir significativamente para moldar uma economia sustentável”, completa.
POSICIONAMENTO GLOBAL FORTE
Um total de 24 feiras comerciais da Koelnmesse aconteceram no exterior. Um destaque foi mais uma vez a THAIFEX – Anuga Ásia em Bangkok, Tailândia, que será dividida em uma área de alimentos e HoReCa (hotel/restaurante/catering), e complementada por segmentos adicionais a partir de 2024 devido à alta demanda.
As vendas geradas no exterior totalizaram 45,2 milhões de euros em 2023.
A Koelnmesse também iniciou o ano internacional de feiras de 2024 com um impulso positivo. Um total de 27 feiras comerciais estão planejadas no exterior este ano.
Com dez subsidiárias no exterior e uma empresa holding, além de numerosos escritórios representativos, a Koelnmesse está estrategicamente muito bem-posicionada internacionalmente em mais de 100 países.
2024: VENTO FAVORÁVEL COMEÇA UM ANO TRADICIONALMENTE MAIS FRACO NO CALENDÁRIO DE EVENTOS CÍCLICOS
Apesar das vendas recordes em 2023, a Koelnmesse continua sendo afetada pelo impacto da pandemia de COVID-19. As perdas durante este período também atingiram níveis recordes.
Isso significa que a empresa estará ocupada se recuperando desses contratempos financeiros por muitos anos.
Medidas individuais do programa de investimento Koelnmesse 3.0 foram adiadas até 2040 e, apesar do ano financeiro muito bem-sucedido de 2023, a Koelnmesse continuará aderindo ao seu programa de eficiência RECOVER25 nos próximos anos.
Será dada ênfase especial à redução da dívida e reconstrução do patrimônio para garantir uma base financeira sólida.
Dada a expectativa de desenvolvimento econômico e empresarial, a receita planejada para as empresas consolidadas é de 369,5 milhões de euros em 2024, que será um ano mais fraco devido à rotação normal de eventos.
Estão programados 70 eventos para o ano de feiras atual. Os destaques das feiras comerciais na segunda metade de 2024 em Colônia incluem as principais feiras comerciais internacionais spoga+gafa, gamescom, DMEXCO e ORGATEC.
O anúncio dos números positivos coincide com o 100º aniversário da Koelnmesse, que foi inaugurada em 11 de maio de 1924 pelo prefeito de Colônia na época, Konrad Adenauer.
Da primeira feira de amostras para utensílios domésticos, ferragens, têxteis e móveis, organizada pela Koelnmesse em 1924 nas antigas Rheinhallen, hoje sede da RTL e ntv, a empresa se desenvolveu para uma das maiores empresas de feiras do mundo.
Junto com o Ministro-Presidente da Renânia do Norte-Vestfália, Hendrik Wüst, a Koelnmesse celebrará seu 100º aniversário em 28 de junho com uma cerimônia no novo centro de conferências e exposições Confex, que será inaugurado no mesmo dia.
“O Confex colocará Colônia na liga das principais localizações de conferências da Europa”, afirma Gerald Böse.
O Confex oferece espaço para mais de 6.000 pessoas em 22 salas de conferência e no grande salão multifuncional Confex. Ele já está quase totalmente reservado para 2024.
“Estamos planejando dobrar as vendas em nosso negócio de conferências nos próximos cinco anos. Este é mais um marco importante para garantir o futuro sustentável da Koelnmess”, finaliza Böse.