Like the Future aborda tema Inovação

Anúncio

Durante a segunda edição do Like The Future, liderado por Patrícia Meirelles, em parceria com a Soap, realizou no dia 29/05, o Lide Futuro.

O público presente conferiu as histórias de sucesso de Bel Pesce, fundadora da escola de empreendedorismo FazInova; Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza; e Sofia Esteves, fundadora e presidente da DMRH e Cia. de Talentos, exemplos positivos de empreendedorismo no País, que discursaram acerca do tema “Líderes Inovadores”.

Gustavo Caetano, CEO da SambaTech, eleito um dos dez jovens mais inovadores pelo MIT, mediou o Seminário e aproveitou para falar um pouco sobre sua empresa, detentora de prêmios como OnHollywood 100 e Lide de Empreendedorismo 2013, para então convidar a primeira palestrante da noite, Bel Pesce.

Bel, que assumiu ser curiosa por pessoas, tecnologia e coisas diferentes, explicou como foi sua trajetória e luta para ingressar no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Sempre muito bem humorada, ela contou que fez de tudo durante sua passagem pelo MIT e aproveitou as oportunidades que o instituto pode oferecer. “Nem tudo deu certo, e isso que é o bacana pra gente aprender”, revelou.

Anúncio

Aos 26 anos de idade, depois de passar por companhias como Microsoft e Google, Bel decidiu abrir sua própria empresa no Vale do Silício, na Califórnia. Com a sua vida no Vale, a aficionada por descobertas escreveu um livro, “A menina do Vale”, que conta o que a jovem aprendeu durante sua jornada empreendedora. “O que mais me deixou encantada é que o livro é gratuito pela internet, mas mesmo assim 50 mil cópias impressas foram vendidas”, contou entusiasmada.

“Meu sonho é tocar um bilhão de pessoas com o conteúdo que eu desenvolvo no FazInova e representar o Brasil no mundo”, afirmou a empreendedora. Há um ano, Bel fundou a FazInova, uma plataforma on-line que oferece cursos gratuitos sobre empreendedorismo e foca no lado comportamental das pessoas. Neste último ano foram mais de mil alunos presenciais e cerca de 30 mil alunos on-line. “Quero mostrar que o nosso país é capaz e pode ser exemplo de inovação”, completou.

A segunda palestrante da noite, Sofia Esteves, fundadora e presidente do Grupo DMRH e da Cia de Talentos, começou sua apresentação mostrando que é possível “sair da caixa” quando o assunto é inovação. Empreendedora há 26 anos, a empresária disse que hoje, 52% das novas empresas são criadas por mulheres, número bastante superior se comparado ao início dos seus negócios. “Na minha época, apenas 1% das mulheres figuravam este quadro”, contou.

Para ela, ser mulher e ser competente no mundo de homens é quebrar barreiras. “Desde o início eu fui atrás do diferencial e busquei olhar além da oportunidade para poder me destacar no mercado de trabalho.”

Finalizando o ciclo de palestras, Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza, encantou os presentes com a sua história. Ela começou falando sobre persistência e o sucesso que os grandes líderes alcançaram por não terem desistido no início, considerada a fase mais dura no mundo do empreendedor.

Ao contar sobre a fundação do Magazine Luiza, a empresária disse que, há 57 anos, inovação era algo inexistente, ou seja, a ferramenta da época era o marketing criativo. Segundo ela, hoje, a empresa busca constante aperfeiçoamento. “Qualidade e inovação você só faz com pessoas alinhadas. Isso e atendimento são o coração e o diferencial da empresa”, conta Luiza.

A dona do Magazine Luiza falou também sobre a Copa do Mundo e as manifestações em torno deste assunto. “Se não dá para devolver a Copa, nós temos que fazer valer”, disse. Muito influente, Luiza falou sobre a campanha #VamosFazerValer, postada em seu Twitter, onde ela defende que os brasileiros precisam assumir o Brasil para que o País mude. “O Brasil não é dos políticos, ele é nosso”, disse a empresária que declarou não tem partido político.

Para Patrícia Meirelles, presidente do Lide Futuro, esta segunda edição do Like The Future de 2014 consolidou a proposta do Grupo. “Compartilhar experiências, inovar no dia a dia e fomentar práticas de sucesso no ambiente empresarial fazem parte do propósito do Lide Futuro”, explica.