Desde que a pandemia foi decretada, os eventos virtuais ganharam destaque e começaram a “pipocar” em todas as áreas.
Contúdo, um aspecto indispensável de muitos eventos é o patrocínio e incluí-los em um ambiente virtual é um obstáculo adicional com o qual muitos organizadores não estão familiarizados.
Existem muitas maneiras de monetizar efetivamente um evento on-line e continuar trabalhando com os patrocinadores. Para mostrar todas estas possibilidades, o blog Event Manager fez uma lista com 18 ideias que podem ajudar você a tirar o máximo do evento online.
1-) Adicione patrocínio ao aplicativo do evento
Os aplicativos de eventos são partes cada vez mais vitais dos eventos ao vivo e podem ser usados para envolver os participantes remotos da mesma maneira. Os aplicativos são ótimos para incluir nos pacotes de patrocínio, pois oferecem muitas oportunidades para a marca. Dentro do aplicativo, incorpore banners de marca, anúncios pop-up ou mensagens patrocinadas e logotipos em telas diferentes.
Você também pode destacar certos patrocinadores de maneiras específicas que se relacionam com o serviço e tornar a marca mais uniforme.
Se fizer sentido para o formato do seu evento, você também pode oferecer algumas notificações push patrocinadas no aplicativo que lembram os participantes sobre sessões patrocinadas ou sobre uma oferta especial patrocinada. Mas não se esqueça de usá-las com moderação ou elas perderão seu valor.
2-) Venda espaço de anúncio em banner e pop-up durante seu stream
A transmissão ao vivo do seu evento também pode ser monetizada por meio de espaço de anúncio que você pode vender aos patrocinadores. Se sua plataforma permitir, anúncios em banner e pop-up são uma ótima maneira de incorporar oportunidades adicionais de marca aos patrocinadores.
3-) Transições de marca entre os palestrantes ou slides da apresentação
Ao fazer a transição entre slides, palestrantes ou palestras, não perca a oportunidade de incluir a marca patrocinada. Durante as apresentações, você pode adicionar slides de marca com logotipos. Coloque anúncios em tela cheia agradecendo a seus patrocinadores durante os intervalos.
4-) Use introduções patrocinadas e anúncios em vídeo
Inspire-se em modelos comprovados que já existem em serviços de transmissão ao vivo estabelecidos, como o YouTube. Por exemplo, durante os intervalos, você pode solicitar aos participantes que visualizem um pequeno anúncio em vídeo criado por seu patrocinador. Certifique-se de se comunicar com seus patrocinadores sobre a plataforma que você planeja usar para sua transmissão ao vivo e a qualidade que você deseja para garantir que os anúncios sejam compatíveis e não pareçam deslocados.
5-) Sobrepor logotipos do terço inferior
Outra opção para incluir a logomarca é colocar o logotipo do patrocinador no terço inferior da tela – da mesma forma que acompanhamos hoje as diversas lives que acontecem no youtube com cantores.
6-) Intervalos patrocinados e salas dos patrocinadores
Dependendo dos recursos da sua plataforma, você pode oferecer aos patrocinadores seus próprios feeds de transmissão ao vivo dedicados durante os intervalos entre as palestras. Pense nas diferentes salas e atividades que você teria se estivesse planejando um evento ao vivo normal e tente incorporar o máximo possível na versão online.
7-) Promova os patrocinadores nas mídias sociais
Se você tem um patrocinador, incluí-lo em todos os seus esforços de marketing digital também é uma ótima maneira de divulgar. Dê voz a ele regularmente nas suas postagens nas redes sociais. Você pode até permitir que eles se envolvam com os participantes antes do evento para começar a criar conexões, como co-organizando um jogo ou concurso com o patrocinador para ajudar a aumentar o conhecimento da marca entre os participantes.
😎 Incluir a marca nas páginas de inscrição
Assim como você faria em um evento físico, você provavelmente terá uma página ou site de credenciamento. Certifique-se de deixar claro que eles estão patrocinando o evento para que as pessoas não fiquem confusas sobre quem são os organizadores.
9-) Ofereça oportunidades ao patrocinador
Se você estava organizando um evento físico, parte do seu pacote de patrocínio pode incluir uma palestra ou apresentação liderada por seu patrocinador. Esta é uma oportunidade que você pode facilmente fornecer com um evento virtual.
10-) Sessões de perguntas e respostas patrocinadas
Se os seus patrocinadores estarão hospedando ou participando de uma palestra ou debate, ofereça a eles a oportunidade de patrocinar uma rodada de perguntas e respostas ao vivo para dar aos participantes a chance de interagir com eles – e entre si.As perguntas e respostas são uma parte importante dos eventos ao vivo e podem ser facilmente incorporadas virtualmente.
11-) Forneça ofertas de valor
Outro aspecto dos eventos ao vivo que se aplica aos eventos on-line são as ofertas baseadas em valor – benefícios que têm um valor mais quantificável. Por exemplo, se você estiver cobrando pelo seu evento, poderá fornecer gratuitamente um certo número de ingressos aos seus patrocinadores da mesma forma que faria em um evento físico. Você também pode fornecer aos seus patrocinadores dados valiosos sobre leads que você coleta dos participantes.
12-) Organize reuniões VIP antes ou depois do evento
Se funcionar para o seu evento, considere que um patrocinador organize uma sessão ou evento VIP antes ou depois do evento principal – da mesma maneira que faria em um evento físico.
13-) Entregas em domicílio
Você pode pensar que os eventos virtuais apresentam exclusivamente opções de patrocínio digital, mas os planejadores criativos sempre podem encontrar uma maneira de fornecer valor inesperado. Se você deseja incluir brindes, tem a opção de enviar itens diretamente para seus participantes antes ou depois do evento. No entanto, se você seguir esse caminho, considere cuidadosamente quais tipos de itens valem a pena enviar.
Você também pode estabelecer parceria com um serviço de entrega para que o almoço seja entregue aos participantes durante o evento.
14-) Brindes virtuais patrocinados
Você pode dar a seus patrocinadores a oportunidade de selecionar o que há nas sacolas virtuais dos participantes, como cupons ou vouchers, uma avaliação gratuita de um software ou um curso on-line. A bolsa será compartilhada diretamente com seus participantes para que eles acessem por e-mail, mídia social ou aplicativo do evento, antes, durante ou após o evento.
15-) Planeje atividades para quebrar o gelo
Uma das principais desvantagens dos eventos virtuais é a falta de interação “face-to-face”. Para compensar isso, tente organizar algumas sessões de quebra-gelo com um patrocinador para que os participantes se conheçam e se sintam confortáveis com o formato online.
16-) Promova o engajamento através de games
Amarrar seu patrocínio ao engajamento é uma ótima maneira de garantir que as pessoas prestem atenção à marca e obtenham a máxima exposição. É por isso que jogos, sorteios, unidades e atividades colaborativas patrocinadas funcionam tão bem. Os aplicativos de eventos podem ajudar bastante com isso, pois muitos incluem recursos de gamificação que podem ser usados em um ambiente virtual.
17-) Coisas para fazer em casa
Com todos em casa, considere as ofertas patrocinadas que ajudarão as pessoas a passar o tempo. Considere cursos de desenvolvimento profissional, programas de exercícios em casa ou qualquer outra coisa que possa ser entregue on-line.
18-) Faça parceria com patrocinadores para iniciativas sociais
Se você tem um longo histórico de promoção de iniciativas sociais ou se esquivou delas no passado, não há melhor momento para usar o marketing de causa em parceria com um patrocinador e criar uma mensagem que ressoe com seu público. Use o evento para promover mudanças sociais positivas. Por exemplo, em vez de patrocinar o plantio de árvores, você poderia sugerir que seu patrocinador doasse um certo número de máscaras para um hospital local.
A matéria completa, em inglês, está disponível em: https://www.eventmanagerblog.com/virtual-event-sponsorship