É tempo de crise em todo o país, mas ainda assim existem espaços para investimentos. Porém, as pessoas nem imaginam que alguns setores da economia estão totalmente deficitários recebendo dinheiro de jovens. Segundo Aline Crivellar, co-proprietária e fundadora do Grupo Har, uma área que chama muito a atenção é a de logística. Ao realizar um estudo de mercado foi visto o quão deficiente em tecnologia e inovação está o setor, além do alto custo operacional.
Segundo avaliação da CNT – Confederação Nacional de Transporte, o país necessita de 1 trilhão para solucionar os problemas logísticos. Já a Associação do Comércio Exterior do Brasil – AEB, diz que o custo logístico médio no Brasil pode chegar a 11,8% do PIB. No caso das empresas, os gastos logísticos consomem até 11,19% da receira, segundo pesquisa feita pela Fundação Dom Cabral em 2014.
Aparentemente é um mercado arriscado, mas a aposta de Aline e seus sócios, Henrique Sassi e Rafael Barbosa, tem se mostrado boa. O Grupo Har teve inicio em Janeiro de 2015 e até agora cresceu 60%. Além disso, a holding que atua nos setores de Tecnologia, Informação, Inteligência Logística e Transporte, Incorporação de Franquias, Construção Civil e Saúde já contabiliza cases de sucesso.
“A LogHar (responsável pelo setor de Logística do Grupo) já nasceu grande. Nosso primeiro cliente foi uma multinacional no segmento alimentício que queria substituir aos poucos a frota própria para reduzir custos”, diz. Segundo ela, apesar da maioria das empresas de grande porte ter frota própria, tem se tornado cada vez mais comum no setor de distribuição e logística a terceirização da frota.
A LogHar tem um diferencial em relação as outras empresas de logística, a empresa faz todo o acompanhamento das frotas em tempo real, significando uma redução de custos, o que acaba impactando no preço final, pois os gastos com a logística são os principais encarecedores dos produtos.
Além dessa acompanhamento detalhado, existe uma equipe de desenvolvimento de sistemas próprios, customizados de acordo com a necessidade do cliente, assim como integrações com sistemas já utilizados, para fins de otimização de produção. “Podemos dizer que o nosso grande diferencial é usar a tecnologia avançada, com custos justos. Nossa ideia é fornecer soluções para o mercado”, concluí Aline.
Fonte: Ecco Press Comunicação