O prêmio é entregue anualmente pelo legislativo gramadense para as personalidades, físicas e jurídicas, que se destacaram no meio turístico em âmbito nacional. O projeto de lei foi criado a fim de desenvolver ações voltadas para o incentivo do turismo, iniciando por enaltecer àqueles que realmente apresentam atitudes em prol da melhoria do setor em Gramado, e a nível nacional, seja o turismo de negócio, turismo com atrativos ou tantas outras formas.
Infelizmente Mór não pode se fazer presente na entrega desta honraria devido a contratempos profissionais, com isso, suas irmãs Ziláh e Cristina da Gama Mór receberam o troféu o representando: “Representar meu irmão é um grande orgulho, eu realmente gostaria de estar na plateia o aplaudindo, pois ele merece todas as homenagens possíveis. Luiz me passou uma mensagem para repassar a todos mostrando sua grande satisfação com o prêmio” ressaltou Ziláh. Em seguida, ela leu mensagem do homenageado a cidade de Gramado: “Receber esta homenagem, como o Troféu Silvia Zorzanello, me deixa muito sensibilizado e me remete aos tempos em que a Silvia junto com a Marta formava uma dupla imbatível, por suas lutas e obsessão pela causa do turismo”.
Representando a família de Silvia Zorzanello, seu filho Vinícius agradeceu a oportunidade de premiar personalidades com este troféu: “Para mim e minha família é muito gratificante ter o nome de minha mãe vinculado a este troféu. Entregar ele ao Mór é apenas uma retribuição de tudo que ele já fez por Gramado e principalmente do que ele fez pelo Festuris”, declarou Zorzanello.
Já o prefeito em exercício, Luia Barbacovi, lembrou da importância da data deste agraciamento: “Esta congratulação feita ao Mór é mais do que merecida por tudo que ele fez pela nossa cidade e pelo Rio Grande do Sul. Este troféu é entregue justamente na semana que ocorre o Festuris e que se inicia o Natal Luz, marcando assim a principal semana do ano para os gramadenses”, lembrou Luia.
Representando a casa que criou o prêmio, o presidente Jaime Schaumlöffel: “Além de representar a câmara, falo como amigo próximo de Silvia. Ela sempre foi uma gramadense ímpar, que por onde passou obteve sucesso. Por sua vez Mór ajudou a abrir as portas do mercado internacional para Gramado e para o Brasil”, finalizou Schaumlöffel.
O homenageado
Gaúcho, o executivo é natural de Cachoeira do Sul e atua há mais de 30 anos nas áreas operacionais, de vendas, marketing e administração superior de empresas de médio e grande porte de aviação. Atualmente, Mór é vice-presidente da TAP Linhas Aéreas.
Silvia Zorzanello
Silvia, que faleceu em 2010, tem sempre o seu nome lembrado em todos os eventos que envolvem turismo e competência. Pioneira, ao lado de Marta Rossi, a empresária levou o nome da cidade além das fronteiras, com a criação e realização de grandes eventos como o Festival do Turismo de Gramado e Chocofest.