A pesquisa “I Lost My Gig Australia (ILMG)” é uma iniciativa de captura de dados da Australian Festivals Association (AFA) e da Australian Music Industry Network (AMIN). O estudo é cumulativo e atualizado semanalmente.
Desde o seu primeiro lançamento, em 23 de julho, mais de 2.500 profissionais das artes de todo o país responderam à pesquisa.
De acordo com a última atualização – de 5 de agosto – a contagem de shows e eventos cancelados é de mais de 28.000, o que equivale a mais de US$ 84 milhões de renda perdida para shows cancelados desde 1º de julho deste ano.
Desde março de 2020, apenas 7% dos profissionais que atuam nas indústrias de performance ao vivo e eventos conseguiram atuar em níveis pré-COVID. Fechamentos de fronteiras, restrições de capacidade e questões de quarentena continuam a devastar apresentações e eventos ao vivo em todo o país, causando estragos nas programações de turnês e criando “um ciclo interminável de reprogramação de shows não pagos”.
Isso continua a dizimar a confiança da indústria, com 60% dos entrevistados afirmando que recentemente procuraram trabalho em outras indústrias.
Os programas de apoio do governo também estão deixando muitos entrevistados se sentindo invisíveis, sem apoio e subestimados.
Mais de 67% afirmaram não se qualificar para o “Pagamento de Ajuda em Desastres do Governo Federal”, e mais de 50% disseram não ter certeza sobre o financiamento oferecido por seus governos estaduais / territoriais.
Um número significativo de entrevistados expressou frustração com o que consideraram como a priorização governamental de eventos esportivos em vez de apoio significativo às indústrias criativas.
Sem apoio imediato, certeza e intervenção estadual e federal significativa, as indústrias de música e eventos australianas podem levar até uma década para retornar, significando milhares de empregos perdidos e um futuro sombrio para criativos e público.
Abaixo um retrato dos dados coletados por meio do I Lost My Gig até 29 de julho:
Eventos cancelados desde 1 de julho de 2021
28.056
Perda de receita com esses cancelamentos
$ 84.450.642
Funcionários diretamente impactados por esses cancelamentos
29.701
Programas cancelados entre 30 de junho de 2021 e 1º de julho de 2020 e
82.983
% dos entrevistados com seguro para cobrir perdas
1% com (99% sem)
Capaz de operar normalmente desde o início da pandemia
7,4%
Elegível para pagamento de desastre federal
33% Sim, 67% Não
Elegível para pacotes estaduais
16% Sim, 50% Inseguro, 25% Não Elegível
Recentemente procurei trabalho em outras indústrias
60%
Totalmente vacinado
18%
Buscando oportunidades no exterior devido ao atraso na reabertura
35%
Respostas
2.526