Mais de 4 mil pessoas estiveram no Expo Fórum Digitalks

Anúncio ABIMAD39

O Expo Fórum Digitalks, um dos principais eventos de negócios digitais do país, bateu sua própria meta ao receber 4.200 pessoas nos dias 4 e 5 de setembro, no Transamerica Expo, em São Paulo. Para 2019, quando completará 10 anos, o evento já tem data marcada, 28 e 29 de agosto, e antecipa as inscrições com valores especiais de lançamento através do link http://digitalks.com.br/expo/.

Com 4 auditórios simultâneos e mais de 170 palestrantes, o evento trouxe o que há de mais atual em conteúdo, conhecimento, experienciação e muito networking. Entre os destaques estão a abertura inédita de Orkut Buyukkokten, fundador da rede orkut.com e CEO da Hello Network, que falou sobre a real importância das redes sociais e ainda deu dicas de como aproximar pessoas na era da experiência.

Um dos pontos altos da palestra do empreendedor turco foi o comentário sobre o paradoxo das redes sociais: “As redes sociais foram criadas para conectar uns aos outros, mas o que elas fizeram, ao invés disso, foi nos levar ao desespero”. Segundo Orkut, essa tecnologia, se não usada da maneira correta, exerce a função de nos desconectar do mundo e consequentemente das pessoas. “É fácil perceber como as redes sociais fazem parte desse problema [solidão]. As pessoas estão focadas e seus sentimentos e evitam os outros indivíduos”, completou. Em uma pesquisa recente, com 20 mil americanos, descobriu-se que mais da metade deles se sentia só.

Um assunto que rendeu uma ótima discussão foi o bate-papo entre Martha Gabriel e o publicitário Walter Longo, que falaram sobre o futuro do Marketing Digital. ‘Sempre que uma nova era chega, dois sentimentos simultâneos dominam o mundo: o medo e a excitação. De certa maneira, com o digital não foi diferente. Contudo, agora estamos na era pós-digital, passamos do estado de excitação e medo. O que era novo tornou-se cotidiano”, disse o publicitário.

Anúncio

Pensando na atuação de líderes e gestores no mercado de trabalho e tendo como foco a obra escrita pelo convidado, Martha Gabriel questionou a respeito do que deve ser levado em consideração na contratação de pessoas. Longo disse que existem três características marcantes que determinam o sucesso e o insucesso das pessoas no mercado de trabalho: a curiosidade, o entusiasmo e o otimismo.

Outro tema de grande relevância foi Como se preparar para a Black Friday, que contou com a presença de Pedro Eugênio, CEO da Eugen Digital e idealizador da Black Friday no Brasil. Segundo ele, este ano o mercado promete movimentar R$ 2,4 bilhões e atrair 80% dos consumidores virtuais. “Juntando todos estes dados acreditamos que vamos bater o recorde’, completou.

Pedro Eugênio explicou que o maior legado da Black Friday foi mostrar o mercado digital para as pessoas. “Nunca tivemos tantas pessoas comprando online. Mas mais do que isso, viram a internet como ferramenta de pesquisa para comprar’, disse.

Como a GDPR está mudando a mídia programática na Europa foi outro assunto que rendeu uma ótima discussão. Em 2016, os europeus passaram pelas mudanças que os brasileiros enfrentam agora no Brasil para se adaptar à Lei de Proteção de Dados. Mais de dois anos depois, muitas dúvidas continuam a sondar o dia a dia de profissionais europeus ligados ao marketing e ao varejo, mesmo após as novas regras entrarem em vigor desde maio de 2018. Este ano, a União Europeia aprovou a GDPR, um marco regulatório para captação e tratamento de informações pessoais.

Segundo Céline Craipeau, responsável pela adaptação à GDPR da Tradalab na França, novos modelos de captação de dados ainda serão desenvolvidos, tamanho impacto da lei. “Com a GDPR, as pessoas ficaram mais a par do que significa privacidade de dados e começaram a ficar mais proativas em relação ao tema”, explicou Craipeau.