Mais de 400 músicos realizam “concerto-protesto” em frente ao parlamento inglês em busca de apoio financeiro

Anúncio ABIMAD39

Mais de 400 músicos profissionais participaram de um protesto musical na Parliament Square, em Londres, na última terça-feira (07) para destacar a necessidade de maior apoio financeiro para o setor durante a pandemia.

Organizado em conjunto com os #WeMakeEvents, #LetMusicLive e a União dos Músicos, o “show” em frente ao parlamento inglês foi regido pelo diretor musical David Hill. Um protesto simultâneo ocorreu fora do Symphony Hall de Birmingham.

Hill conduziu os 400 músicos presentes em uma pequena apresentação da música “Marte”, de Gustav Holst, antes que todos os participantes ficassem em silêncio por dois minutos.

Foi tocado apenas 20% da música de Holst. Esta ação quis representar o apoio salarial máximo de 20% que os freelancers são elegíveis para receber do governo do Reino Unido por meio da versão mais recente do subsídio do Esquema de Apoio à Renda Autônomo.

Anúncio

De acordo com a União dos Músicos, que representa mais de 32.000 performers no Reino Unido, 70% de seus membros perderam mais de três quartos de seu trabalho regular durante a pandemia, deixando muitos em dificuldades financeiras.

Os músicos autônomos, que representam 72% do setor, são os mais afetados. Quase metade deles não são elegíveis para subsídios sob o atual esquema de apoio à renda dos trabalhadores autônomos do governo, diz o sindicato.