A cidade de Málaga ultrapassará este ano, entre setembro e dezembro, os números de eventos e congressos registados no mesmo período dos anos 2018 e 2019, anteriores à pandemia COVID-19.
Em 2019, 18.135 congressistas participaram entre os meses de setembro e dezembro dos 68 eventos realizados na capital.
No ano anterior, 2018, foram realizadas 83 nomeações com 33.504 participantes, número recorde que provavelmente será superado em 2021, pois há previsão de encerramento de outras reuniões e congressos, que se somarão aos já planejados antes do final do ano.
O número de congressos já ultrapassou a cifra de 2018, enquanto o número de participantes mal chega a dois mil para igualar o número recorde daquela reta final de 2018.
A Vereadora para o Turismo, Promoção da Cidade e Captação de Investimentos, Rosa Sánchez, apresentou em conferência de imprensa os acontecimentos programados para os próximos meses.
Atualmente são 94 congressos confirmados, “um número bem acima do outono de 2019, que a cidade acolheu 68 eventos e também superando os recordes de 2018, ano recorde que acolheu um total de 83 convenções no mesmo período”.
Além disso, esses números ainda podem melhorar, uma vez que vários eventos ainda estão pendentes.
São também contabilizadas as feiras profissionais que decorrem no Palácio das Feiras e que têm impacto direto na hotelaria e na economia dos serviços da cidade, as feiras com perspectiva local não contam.
Sánchez destacou que este número de nomeações e a recuperação do segmento de congressos e eventos “é o resultado do esforço desenvolvido pela Área de Promoção e Turismo da Cidade, a partir da qual tem trabalhado incansavelmente para fidelizar e despertar o interesse entre os organizadores de encontros profissionais “
A recuperação de eventos adiados no período da pandemia é um dos motivos do aumento de congressos, reuniões e eventos, principalmente em setembro.
Neste mês, os números de 2018 e 2019 foram ultrapassados - em ambos os casos foram 21 congressos -, a cidade acolheu um total de 34 nomeações do segmento MICE, também o dobro de participantes face aos períodos anteriores.
Outras causas deste aumento estão relacionadas com as condições favoráveis que a cidade de Málaga apresenta para o segmento MICE.