Uma série de atividades e eventos “limitados e controlados” serão permitidos ao longo dos meses de julho e agosto em Malta, anunciou o ministro da Saúde do país, Chris Fearne.
A notícia chega no momento em que o governo anuncia como funcionará o certificado da vacina Covid-19 de Malta, indicando que este certificado permitirá a reabertura de certas atividades culturais e sociais.
Fearne disse que as discussões com as operadoras de eventos culturais e de entretenimento estão em andamento há várias semanas e que, durante os meses de julho e agosto, uma série de atividades “limitadas e controladas” nas quais os titulares do certificado de vacina podem participar serão permitidas.
“Se houver sucesso ao longo dos meses de julho e agosto, esses eventos aumentarão para que, ao mesmo tempo em que mantemos a segurança de todos, possamos fazer com que nossa vida cultural e social volte ao normal”, disse Fearne.
Atividades espontâneas em que não se pode controlar quem entra, como festas, não estão entre as que serão permitidas, disse Fearne mais tarde, respondendo a perguntas de jornalistas.
As pessoas são elegíveis para um certificado de vacina após se passarem 14 dias desde que foram totalmente vacinadas contra Covid-19. Fearne disse que mais detalhes sobre o reinício dos eventos serão fornecidos nos próximos dias.