Reforçando sua abrangência global, a Wine South America apresenta novidades no segmento internacional para a edição de 2023, que será realizada em setembro, na Serra Gaúcha.
Rótulos de 15 países estão confirmados para o evento. O número já ultrapassa os 13 países presentes na edição de 2022. São esperadas mais de 360 marcas nacionais e internacionais.
Entre as novidades da categoria internacional da feira está a presença de rótulos do Vinhos de Pago – certificação espanhola reservada aos melhores vinhos de pequenas propriedades.
Além da Espanha, países como Argentina, Chile, Itália, França, Portugal, Uruguai, Estados Unidos, África do Sul, Áustria, Nova Zelândia, Moldávia, Grécia, Bulgária e, claro, Brasil, estão confirmados.
Negociações avançadas indicam que outros países devem potencializar ainda mais o espaço internacional da Wine South America (WSA) 2023.
“Faltam cerca de três meses para a realização da WSA, então estamos em processo de finalização de muitos expositores, países e projetos”, destaca Marcos Milanez Milaneze, diretor da WSA.
“Essa edição vem ainda mais robusta, internacional e completa, apresentando tendências mundiais do setor e englobando novidades para toda a cadeia vitivinícola”, completa.
Vale destacar ainda que alguns países participarão da WSA contemplando diferentes regiões produtoras.
É o caso do Chile, por exemplo, que vai participar da feira com rótulos de pelos menos quatro regiões: Maipo, Ñuble, O’Higgins e Maule.
A Viña Pérez Cruz, vinícola localizada no extremo sul do Vale do Maipo, marcará presença pela terceira vez na feira. A região conta com um dos terroirs mais privilegiados do mundo na produção de Cabernet Sauvignon.
A WSA é direcionada especialmente a profissionais do segmento, como:
– Importadores e exportadores; distribuidores e atacadistas; supermercados e hipermercados; bares, restaurantes, hotéis, padarias e lojas de conveniência;
– Lojas especializadas em artigos de luxo; sommeliers; e varejistas especializados em vinhos e outras bebidas.
A vocação internacional da WSA ganha força também com a presença de grandes importadoras e exportadoras do segmento.
O presidente da Associação Brasileira de Importadores e Exportadores de Bebidas e Alimentos (BFBA), Adilson Carvalhal Junior, destaca que a WSA é um fórum muito importante de network e de negócios para o setor vitivinícola.
“Estar na maior região produtora de vinhos, onde estão os grandes players da produção de vinhos nacional, traz um ambiente único para o evento”, avalia Junior.
Com data marcada para 12 a 14 de setembro de 2023, a Wine South America é realizada na Serra Gaúcha, maior região produtora de vinhos e espumantes do Brasil.
A 3ª edição da feira, realizada em setembro de 2022, reuniu mais de 7 mil compradores de todas as regiões do Brasil durante os três dias de evento.