Alcance internacional, negócios, inovação e sustentabilidade foram as tônicas da Marmomac 2022, principal feira de rochas naturais do mundo, realizada no fim de setembro.
A exposição organizada pela Veronafiere teve seu fim após quatro dias de atividades que atraíram 47.000 visitantes profissionais (+49% que em 2021).
A participação internacional de 132 países respondeu por 63% desse resultado, registrando um aumento de 97% em relação à edição anterior. Este resultado quase devolve o evento aos números pré-pandemia, em 2019.
“O setor de pedras naturais voltou à Marmomac com um ímpeto impressionante: 1.207 empresas expositoras montaram seus estandes nos 10 pavilhões de exposição e nas quatro áreas externas”, disse Federico Bricolo, presidente da Veronafiere.
“Com isso, Veronafiere retomou seu papel de propulsor para o desenvolvimento internacional dessa cadeia de suprimentos industrial, além de gerar retornos econômicos para sua cidade natal e a região como um todo”, completou.
Mais de 1.200 variedades de material de pedra estavam em exposição, abrangendo blocos brutos, lajes e pedra processada. Tecnologias inovadoras para extração, corte, processamento e transporte também foram apresentadas graças a 700 máquinas, sistemas e equipamentos – sem mencionar mais de 800 outros produtos, incluindo ferramentas, abrasivos e produtos químicos.
“A Marmomac este ano testemunhou um grande retorno quantitativo e qualitativo impressionante dos visitantes de países importantes para este setor como: Estados Unidos, Brasil, Índia e Turquia”, disse Maurizio Danese, CEO da Veronafiere.
“O número da participação internacional é ainda mais impressionante quando se tem em conta a presença reduzida da China, Rússia e Ucrânia, em razão de questões de saúde e geopolítica”, completou.
Investimentos para promover a entrada de delegações internacionais dos principais compradores, em colaboração com a ICE Trade Agency, o Ministério dos Negócios Estrangeiros e a Confindustria Marmomacchine, também contribuíram para o calibre internacional desta edição.
Na parte de conteúdo a atenção se concentrou na cultura do produto, experimentação, design e atualização profissional no “The Plus Teatro”, que garantiu mais uma vez um significativo valor ao evento.
Este espaço acolheu exposições, conferências e oficinas que informaram os visitantes sobre o incrível potencial funcional e estético da pedra natural.
A Marmomac 2022 também lançou uma nova abordagem verde para a cadeia produtiva da pedra natural italiana com a apresentação do documento “Manifesto de Sustentabilidade” assinado por empresas pertencentes à Rede PNA, da qual a Veronafiere também é membro.
Este projeto visa criar uma declaração ambiental para produtos de pedra natural, envolvendo um compromisso por parte empresas do setor a adotar um ciclo de produção certificado e circular para garantir cada vez menos impacto que afeta o ar, a água e os níveis gerais de emissão de CO2.