Maurizio Danese é reeleito por unanimidade como presidente da AEFI

Anúncio

Maurizio Danese, CEO da Veronafiere, foi reconfirmado por unanimidade à frente da AEFI – Associação Italiana de Exposições e Feiras, entidade de referência para o setor na Itália.

A AEFI tem 53 membros representando importantes setores Made in Italy para 531 eventos organizados em 2022, dos quais 267 são de natureza internacional.

Danese será apoiado pelos vice-presidentes Simona Rapastella, Antonio Bruzzone, Maurizio Renzo Ermeti e Renato Pujatti.

A decisão aconteceu nesta semana em Assembleia da AEFI realizada no Palazzo Piacentini del Mimit. O encontro também elegeu o novo Conselho de Administração da entidade.

Anúncio

Entre os membros designados, na categoria “centro de exposições”, estão:

– Antonio Bruzzone (gerente geral BolognaFiere), Maurizio Renzo Ermeti (presidente do Italian Exhibition Group), Pietro Piccinetti (Sicilia Fiera), Renzo Piraccini (presidente Cesena Fiera) e Renato Pujatti (presidente Pordenone Fiere).

Para a categoria “organizadores”, Brenda Bellei (CEO da White), Simona Rapastella (DG FederUnacoma-Eima) e Silvio Viale (presidente da Feira Internacional do Livro de Torino).

A reeleição como presidente para os próximos três anos testemunha, em primeiro lugar, a grande capacidade de reação que Danese conseguiu desenvolver em julho de 2020, em plena crise pandêmica, com o setor de feiras industriais literalmente de joelhos.

A partir desse momento, Danese conseguiu estabelecer relações fundamentais com o poder político e das instituições para sensibilizar o mundo mais apropriado para a importância que a realização de uma feira implica para o sistema econômico do país.

Uma atividade que permitiu ao setor implementar um correto plano de renovação, essencial para o pleno reinício do setor em 2023 e que consagrou definitivamente às feiras de negócios como algo fundamental para o desenvolvimento da economia nacional.

“O segundo mandato certamente promete ser menos complicado, mas certamente não menos desafiador, do que o primeiro”, disse Maurizio Danese.

“Hoje a AEFI relança sua missão, fortalecendo a representatividade unitária da indústria expositiva. Ao mesmo tempo, trabalhará em conjunto com o Governo para uma aceleração decisiva na frente dos eventos organizados no estrangeiro e abrindo cada vez mais a estrutura associativa aos organizadores de grandes eventos”, completou.

Prova disso é o recente crescimento de novos membros: além dos 40 principais centros de exposições italianos, foram adicionados 13 organizadores de eventos representando os diferentes setores do “Made in Italy”.

Segundo a AEFI, 2023 fechará com maior crescimento no setor italiano de feiras, com a perspectiva de se conectar aos números de 2019 definidos para 2024.

De acordo com a pesquisa Prometeia realizada no ano passado, o sistema italiano de feiras (2º na Europa e 4º no mundo) representa um multiplicador de negócios, com impacto nos territórios quantificável em 22,5 bilhões de euros por ano.

Um importante impulsionador também ao nível do turismo de feiras, cujo valor calculado pela Prometeia ultrapassa os 10 bilhões de euros por ano, correspondendo a um valor acrescentado de 4,8 bilhões de euros.