A MCB by Beauté Séllection Paris 2022, que aconteceu entre os dias 10 e 12 de setembro, na Paris Expo Porte de Versailles, na França, trouxe bons negócios para as empresas brasileiras.
A participação nacional se deu através do Beautycare Brazil, projeto de Internacionalização da Indústria Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) e seus correlatos, realizado pela associação do setor, ABIHPEC, em parceria com a ApexBrasil.
No total, 20 empresas brasileiras de HPPC participaram da feira: Amend; BEOX Professional; Brazil Cosmetics; De Sírius; Donatti; FDS Beauty Brazil; Fit Cosmetics; Garden Flowers; Itallian Hairtech; Lana Brasiles; LSV Beauty; MaxiBrazil; Nutraliss; Oceanhair; Prime Pro Extreme; Pro Hairmony/Yavanna; Prohall; Sarah K; Sweet Professional; Sweeteez; e Tyrrel.
Elas apresentaram seus lançamentos e produtos destaques para o mercado internacional e realizaram 494 reuniões de negócios que somaram um total de US$ 469 mil em vendas internacionais, com expectativa de mais US$ 2.1 milhões para os próximos 12 meses.
A participação brasileira na feira foi uma ação realizada em parceria com a Embaixada do Brasil em Paris e contou com cinco vezes mais participantes que na edição do ano passado.
Somadas as participações nas feiras Cosmoprof Worldwide, In-cosmetics Global, além da MCB Beauté Seléction e da Beautyworld Middle East, marcada para outubro, a expectativa do Beautycare Brazil é atingir em 2022 o maior número de empresas expositoras desde a criação do projeto.
“A MCB foi uma grande oportunidade de mostrar que o setor brasileiro de HPPC está consolidado globalmente e demonstra que a consistência de participação em eventos é relevante para o posicionamento da nossa imagem e a promoção dos produtos brasileiros”, disse Gueisa Silvério, Gerente de Negócios Internacionais da ABIHPEC.
“As 20 empresas saíram satisfeitas, a MCB é uma feira importante na região. Além disso, dentro da Europa, a França é vitrine e referência na comercialização dos produtos de beleza e cuidados pessoais”, completa.
A executiva aponta ainda que essa segunda participação consecutiva teve um aumento no número de participantes brasileiros e muitos deles puderam fazer contatos com potenciais parceiros comerciais europeus e também do Norte da África.
A Analista Sênior do Escritório da ApexBrasil em Bruxelas, Magdalena Smorczewska, também elogiou a representação do Brasil na MCB by Beauté Séllection.
“Isso mostra que há uma estratégia de médio e longo prazo desenhada pela ABIHPEC e as empresas do setor, com o apoio muito importante do Setor Comercial da Embaixada do Brasil em Paris”, disse.
“É muito interessante ver que a grande maioria das empresas buscam tecer uma estratégia comercial também em outros países europeus e, por isso, foi possível aproveitar esse evento até para trocar algumas ideias sobre outros projetos e iniciativas que o escritório da ApexBrasil desenvolve com foco no mercado europeu”, finalizou.