Segundo uma pesquisa do Hubspot – software de vendas e inbound marketing – 85% dos profissionais dizem que reuniões e conferências presenciais permitem que criem relacionamentos comerciais mais significativos.
Mesmo com a ajuda em manter as relações e aproximar as empresas dos clientes principalmente neste momento de pandemia, acredita-se que os eventos digitais são soluções que vieram para sanar uma necessidade momentânea, mas não cobrem a importância da conexão presencial.
A partir de um mindset de ressignificação, a MCM Brand Group desenvolveu um serviço chamado ‘Evento em Casa’ que é uma das quatro novas frentes de atuação dentro da companhia especializada em live marketing. Todo esse movimento pôde proporcionar experiências nas casas dos clientes como, por exemplo, por meio da entrega de kits, que é uma ótima alternativa para manter os laços entre a marca e o público-alvo.
Com esse novo propósito, a agência remodelou mais de 15 eventos da BASF, utilizando modelos híbridos e objetivos estratégicos para saciar a dor de cada uma das ações já propostas para a marca antes da pandemia.
“Essa foi uma ótima oportunidade em nos mantermos próximos deles, entregando estratégias de sucesso para a realização de seus projetos. Todos os participantes têm a comodidade e segurança de receber o conteúdo dentro de suas próprias casas, além de serem convidados a compartilhar as experiências em suas redes sociais, enquanto isso, acompanhamos os desdobramentos da ação com uma régua de comunicação”, comenta Mônica Schimenes (foto), CEO da MCM Brand Group.
Alguns grandes exemplos a serem citados são eventos de relacionamento, de alguns cultivos específicos, que já aconteciam há anos, e não podiam deixar de ocorrer mesmo em um momento de isolamento social que estamos vivendo. E neste contexto virtual voltado para o agricultor, foram programadas entregas de kit de vinho para degustação com uma ativação durante o evento.
“Alguns dias antes os kits serão enviados aos produtores participantes para que, ao final daquela série de palestras online, um enólogo explique como produzir e harmonizar um vinho e fazer um brinde de encerramento de maneira virtual. Isso sempre aconteceu presencialmente e foi uma inovação que a MCM trouxe para a BASF continuar com sua tradição mesmo distante”, explica Fernando Froes, Head de Atendimento da MCM Brand Group.
Além do citado acima, vale ainda comentar que a BASF comemoraria esse ano 40 anos de uma das suas maiores e principais Estações de Pesquisa, no interior de São Paulo, com um grande evento para influenciadores da área (pesquisadores e técnicos) e clientes estratégicos, para apresentar os novos laboratórios e estruturas tecnológicas, mas – por conta da pandemia – a proposta será a produção de um vídeo e um kit tecnológico para mais de 100 influenciadores. Dessa forma, a empresa continuará a salientar todo o seu compromisso com a inovação para promover uma agricultura cada vez mais sustentável.
Porém, essas soluções chegaram para suprir uma necessidade momentânea, pois trabalhar o presencial ainda é essencial para o relacionamento das empresas e das marcas. De qualquer forma, essa oportunidade de um novo modelo de trabalho abre portas para que as verbas de comunicação nas plataformas digitais sejam cada vez maiores.
“Nosso maior desafio foi transformar a maioria dos eventos presenciais em híbridos e continuar com o mesmo alcance dos anos anteriores, visto que muitos dos produtores de BASF, por exemplo, solicitam essa conexão mais humana. Entretanto, tenho certeza que o nosso esforço e dedicação, sempre dando insights aos clientes, fez com que eles confiassem em nosso time no momento de reestruturação”, finaliza Fernando.