Cada vez maior, a Mec Show chega a sua 17ª edição e promete superar as expectativas entre os dias 6 e 8 de agosto, no Pavilhão de Carapina (ES).
São 330 marcas expositoras e 50 palestrantes renomados do setor industrial. A expectativa é superar os 18 mil visitantes da edição anterior e movimentar R$ 200 milhões em negócios.
Os 20 mil m² – 10% maior que a última edição – são divididos em dois espaços: um para o setor de petróleo, gás e energia e outro para o setor industrial como siderurgia, mineração, papel e celulose.
“A MEC SHOW 2024 terá a maior área ocupada desde sua criação em 2008, preenchendo 100% do Pavilhão de Carapina”, conta Marcos Milanez Milaneze, diretor da Mec Show.
A feira este ano terá dois grandes espaços temáticos:
– No pavilhão 1 a Arena ES Oil e Gas Energy, que vai trazer as novidades do setor e discutir as oportunidades e soluções para essa área;
– No pavilhão 2 a Arena Mec Show, que vai tratar dos temas relacionados à indústria.
“Nós sempre tivemos o propósito de fortalecer a economia do Espírito Santo. Assim como ajudamos a desenvolver a indústria de base, queremos colaborar com o fortalecimento do setor de petróleo, gás e energia”, acrescenta o diretor da Mec Show.
“Conectar, Inovar, Transformar” é o tema desta edição, como forma de reafirmar o compromisso da Mec Show com o desenvolvimento da indústria no Espírito Santo e no Brasil.
A feira vai trazer os investimentos e oportunidades das áreas de mineração, siderurgia, papel e celulose, além de discutir questões como diversidade, ESG e o uso da Inteligência Artificial na indústria.
“A Mec Show 2024 nos convida a refletir sobre a importância das conexões entre as pessoas para as grandes inovações e transformações do setor industrial”, completa Marcos Milaneze.
ES OIL & GAS ENERGY
O Espírito Santo tem se destacado cada vez mais como um dos principais polos na produção de petróleo e gás do Brasil. O crescimento do setor nos últimos anos representa 26,4% da indústria capixaba.
E, não à toa, a Mec Show deste ano vai contar com um pavilhão inteiro dedicado ao universo de petróleo, gás e energia, o que reforça a consolidação do evento como um dos mais importantes do setor industrial brasileiro.
Durante os três dias de feira, temas importantes serão abordados, como o futuro da produção de petróleo e gás Offshore no Espírito Santo, o crescimento do Onshore e a importância do Gás Natural para o desenvolvimento do Estado.
Organizações importantes como Petrobras, Prio, PetroReconcavo, Imetame Energia, Mandacaru e ES Gás estarão presentes para discutir o crescimento do setor.
“Entendemos que essa é uma área importante, por isso a Mec Show terá um pavilhão inteiro dedicado a petróleo, gás e energia”, comenta Bruna Meriguette, gestora da feira.
“Nós queremos colaborar com a discussão dos projetos, das alternativas e soluções para o Espírito Santo e o Brasil. E para isso, teremos conosco os representantes das principais empresas do setor, discutindo os mais variados assuntos”, acrescenta.
A 12ª edição da ES Oil & Gas Energy vai mostrar as oportunidades ao focar em quatro pontos importantes:
-Os investimentos no Offshore, debatendo com os investidores o que fazer para conseguir essas oportunidades;
– O Onshore, com a recuperação dos poços e as novas tecnologias trazidas pelos investidores privados;
– Debates sobre o projeto Wahoo, da Prio, que tem participação dos fornecedores locais;
– Discussões de como desenvolver a economia local com gás natural, bem como sobre a descarbonização, de como usar essas novas formas de energia disponíveis.
RODADA DE NEGÓCIOS
Um dos momentos mais esperados pelas empresas que participam da Mec Show, a Rodada de Negócios, realizada em parceria com o Sebrae, conecta fornecedores a grandes empresas compradoras.
Este ano, a rodada terá 450 reuniões nos 3 dias de evento, com a participação de mais de 150 fornecedores e 22 empresas âncoras. A expectativa é superar os R$ 93 milhões em negócios, gerados na edição anterior.
A rodada será realizada em uma sala, onde uma empresa compradora, em horário préagendado, irá receber empresas vendedoras que possam ofertar os produtos e serviços demandados por elas.
As reuniões têm duração de até 10 minutos e o vendedor poderá realizar a apresentação de seus produtos e serviços de forma objetiva, além de poder compartilhar seu catálogo, materiais de divulgação da empresa e folders.
Entre os setores em destaque estão siderurgia, mineração, celulose, petróleo, energia e naval.
“Teremos rodadas de negócios específicas, com um dia voltado só para petróleo e gás e um dia exclusivo de negociações para as demais indústrias de base do Estado. No terceiro dia, todos podem negociar com todos”, detalha a gestora da feira.
COMPROMISSO COM O MEIO AMBIENTE
A Mec Show deste ano coloca a sustentabilidade em foco novamente ao garantir a redução do impacto ambiental durante a feira.
Para isso, o evento contará com a participação da Ambipar, que garantirá a compensação de carbono, e da Marca Ambiental, que será responsável pela redução de resíduos da feira.
Essas medidas visam minimizar os danos ao meio ambiente, através da neutralização das emissões de carbono e da gestão adequada de resíduos durante o evento.
“Focados na sustentabilidade, teremos sessões sobre práticas responsáveis e espaços interativos com demonstrações ao vivo de tecnologias inovadoras”, adianta Bruna.
Assim, a Mec Show é uma feira carbono zero, comprometida em implementar práticas que diminuem a emissão de gases de efeito estufa.
“E nos preocupamos com a gestão de resíduos, por isso teremos a triagem e valorização dos resíduos recicláveis e não recicláveis durante o evento”, conclui.
SERVIÇO:
Data: 06 a 08 de agosto de 2024
Local: Pavilhão de Carapina
Endereço: Av. Marginal, 5196, Jardim Carapina, Serra (ES)