Meliá registra aumento de 51% no lucro líquido nos primeiros nove meses de 2015

Gabriel Escarrer
Anúncio ABIMAD39

 Gabriel Escarrer

Foram apresentados os resultados dos primeiros nove meses da Meliá Hotels International deste ano, e os números mostraram uma performance positiva na temporada de verão no Mediterrâneo, além de uma melhora no desempenho dos hotéis urbanos na Espanha.

A rede registrou um lucro liquido de 52,9 milhões de euros, 51% a mais do que no mesmo período no ano anterior. O RevPAR, métrica mais importante na indústria hoteleira atual registrou um aumente de 11%. O EBITDA, indicador que mostra a geração de lucros antes dos juros mostrou elevação de 28%, e sua margem aumentou 209 pontos básicos.

A Meliá Hotels Internacional continua a fortalecer o seu portfolio com 17 hotéis novos até o momento, principalmente na Ásia-Pacífico. Após a turnê pela região esse foco foi confirmado e novos hotéis anunciados, como os primeiros na Tailandia. Nos últimos anos o grupo quase quadruplicou seu número de empreendimentos no continente, com 32 unidades abertas ou já assinadas para serem incorporadas no futuro.

Anúncio

Desde 2011 o grupo buscar diminuir a sua divida liquida, e a partir de 2014  foi reduzida em 146,6 milhões de euros. No último trimestre a dívida liquida caiu 29 milhões de euros, chegando a 840 milhões, um sinal muito positivo, já que não foram vendidos ativos. Essa redução também resultou em gastos financeiros reduzidos.

Na América, os hotéis registraram um aumento de 4,8% no RevPAR, sendo o México, o país com a melhor performance por conta da melhora de 30% nas receitas do Paradisus Cancun após seu processo de rebranding, e também ao Paradisus Playa Del Carmen que tem um EBITDA de 36 milhões de dólares estimado para o ano, e expectativa ainda melhor para 2016.

A Meliá prevê um crescimento de dois dígitos em seu RevPAR global deste ano e espera um aumento continuo nos grandes mercados espanhóis e do Mediterrâneo, além de um desempenho positivo na América.

Para o vice-presidente e CEO do grupo, Gabriel Escarrer, os resultados apresentados até setembro confirmam a força nos negócios hoteleiros e o sucesso na estratégia competitiva da Meliá, aumentando a rentabilidade dos hotéis com a inovação e personalização de experiências do consumidor. Escarrer completa dizendo, “Ter feito o que era necessário no viés financeiro também nos permite fortalecer ainda mais nosso balanço, enquanto continuamos a crescer e nos posicionar como uma das redes hoteleiras líderes no mundo”, finalizou.
Fonte: AFT